Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/26134
|
Title: | Arquivos musicais: Estratégias para a sua organização e dinamização |
Authors: | Henriques, Luís |
Keywords: | musicologia música arquivos musicais história da arte património musical |
Issue Date: | 22-Apr-2016 |
Citation: | Henriques, Luís. "Arquivos musicais:Estratégias para a sua organização e dinamização". Encontro "Arte & Património" 2016, Solar dos Noronhas (S. Jorge), 22 de abril de 2016. |
Abstract: | A catalogação tem, por norma, constituído o fim último da organização de arquivos musicais, gerando algum debate relativamente às metodologias utilizadas neste processo, que variam consoante quem realiza esta acção. As convenções adoptadas actualmente têm-se dividido entre as regras utilizadas habitualmente pelas bibliotecas, demasiado generalistas, e os tipos de descrição utilizados pela musicologia, por vezes demasiado específicos e dificilmente acessíveis a um público menos especializado. Neste último caso insere-se a base de dados RISM – Répertoire Internacional de Sources Musicales, que actualmente desempenha um papel central a enquanto aglomerado de um grande número de catálogos musicais a nível mundial, estabelecendo e uniformizando também as convenções hoje utilizadas pela maioria dos musicólogos na organização e descrição de obras musicais. Contudo, a disponibilização de informação acerca de um arquivo musical (com o catálogo pormenorizado e, em alguns casos, a edição moderna e estudo de algumas obras) não constitui a última etapa no estudo de um arquivo musical, mas sim um ponto de partida para uma série de estudos. Com base em dois exemplos – o catálogo do Fundo Musical do Arquivo Capitular da Sé de Angra e o projecto ORFEUS – pretende-se reflectir sobre os vários processos de organização de um fundo musical: as suas especificidades, problemas no decurso do seu estudo e etapas imprescindíveis para uma real compreensão do mesmo, assim como as potencialidades em termos da dinamização cultural em torno desse mesmo fundo e o seu enquadramento no património não só documental, mas também artístico. |
URI: | http://acroarte.hcommons.org/encontro-2016/ http://hdl.handle.net/10174/26134 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | CESEM - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|