Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/26049
|
Title: | Práticas pedagógicas de arte participativa: o Festival de Rua da Escola De Artes da Universidade de Évora |
Authors: | Furtado, Teresa Veiga Reaes Pinto, Paula |
Editors: | Cruz, Hugo Bezelga, Isabel aguiar, Ramon |
Keywords: | arte participativa arte social ensino de belas-artes Festival de Rua arte urbana |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | CHAIA/UE Centro de História de Arte e Investigação Artística - Universidade de Évora |
Citation: | Furtado, Teresa Veiga e Reaes Pinto, Paula (2019). Práticas pedagógicas de arte participativa: o Festival de Rua da Escola De Artes da Universidade de Évora. In Hugo Cruz, Isabel Bezelga, e Ramon Aguiar (Eds.), Práticas Artísticas: Participação e Comunidade (pp. 98-112). CHAIA/UE Centro de História de Arte e Investigação Artística - Universidade de Évora. [ISBN: 978-972-778-119-5. |
Abstract: | Este artigo serve para dar conta do modo como foram concebidos e realizados dois
Festivais de Rua da Escola de Artes da Universidade de Évora (UÉ) que decorreram no
mês de Outubro de 2015 e de 2016 na Praça do Giraldo em Évora tendo como objectivo
principal de reivindicar o espaço da rua de um modo criativo, e de estabelecer laços entre
os estudantes e a comunidade. Tendo como estudo de caso este evento, procuramos,
com esta comunicação, avaliar a forma como os estudantes podem transformar a cidade
num festival de arte, de animação e de cultura com várias formas de expressão artística,
ao mesmo tempo que mobilizam a comunidade incentivando-a a participar no evento,
disponibilizando o usufruto da arte a todas as pessoas ao retirarem-na de galerias onde
está, frequentemente, disponível apenas para uma elite.
Palavras-Chave: artes visuais e multimédia; arte participativa; arte urbana; cidadania;
educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/26049 |
Type: | book |
Appears in Collections: | CHAIA - Publicações - Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|