Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/25942
|
Title: | O Poder das Ideias em Educação |
Authors: | Magro, Teodolinda Verdasca, José Neves, Ana Fonseca, Helena Fateixa, José |
Editors: | Palhares, Lucinda Gomes, Armanda |
Keywords: | António Sérgio Educação Nova Sociedade |
Issue Date: | Jul-2019 |
Publisher: | Centro de Formação Francisco da Holanda |
Abstract: | Não admira que António Sérgio seja reconhecido como fundamental na história da Educação em Portugal por movimentos de educação ligados às metodologias globais de aprendizagens da leitura e escrita, aos que defendem uma aprendizagem baseada em práticas efetivas de organização democrática experienciadas pelos alunos no interior da sala de aula e da escola e aos defensores de práticas de aprendizagem que desenvolvam a autonomia individual integrada nos benefícios de partilhas solidárias. Poderemos, contudo, admirar-nos, de que apesar da firmeza e clareza com que António Sérgio defendeu através de obras publicadas e da sua fugaz passagem pela pasta da Instrução Pública as suas convicções relativas à modernidade das metodologias de ensino, atualmente, as práticas de ensino vigentes nos mais diversos níveis de escolaridade sejam ainda acentuadamente livrescas, teóricas, desfasadas da realidade pessoal dos alunos e assentes na necessidade de acumular informações para a prestação de provas de conhecimentos teóricos. Recordemos que ainda hoje, o método preponderante de aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos de 1.º ciclo é o sintético-analítico sendo o recurso ao método global feito apenas para o caso de alunos que ofereçam algum tipo de dificuldade em aprender com recurso ao método sintético-analítico. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/25942 |
ISBN: | 972-96465 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Sem Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|