Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25839

Title: Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve
Authors: Vargues, Maria Margarida
Matos, Gaspar
Salgado, Maria Armanda
Keywords: Estudo de marketing
Profissionais da Informação e da Documentação
Bibliotecas
Arquivos
Capital social
Issue Date: Oct-2018
Publisher: BAD
Citation: Vargues, Maria Margarida; Matos, Gaspar; Salgado, Maria Armanda; Negrão, S. (2018). Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve. In 13o Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Lisboa: BAD. Retrieved from https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/1851/pdf
Abstract: Esta comunicação tem como objetivo dar a conhecer os resultados aferidos a partir do estudo de marketing realizado no âmbito da Delegação Regional do Sul da BAD, entre 2015 e 2017. Apresentam-se os objetivos deste estudo; a metodologia utilizada e o universo em análise: bibliotecas públicas e arquivos da região do Algarve (Portugal). Explicita-se qual o método utilizado para apurar os resultados, o questionário, que foi aplicado em papel, depois de desenhado com base na revisão da literatura e na caracterização da população. A análise descritiva dos dados foi feita recorrendo ao Excel, sendo a análise das variáveis realizada com o SPSS v. 25.0. Obtiveram-se cerca de 631 respostas em 11 concelhos, e em cinco não foi possível a aplicação do questionário. Para o total dos utilizadores de biblioteca e arquivo respondentes há uma apreciação positiva dos serviços prestados e dos seus profissionais. As razões para a não frequência devem-se em parte ao desconhecimento do espaço ou serviço, e ao horário praticado. Os resultados mostram que é necessário reafirmar e difundir a boa perceção que os utilizadores têm dos espaços, serviços e seus profissionais, e que é necessário divulgar a existência dos mesmos, sobretudo, junto dos não utilizadores, em prol da valorização do capital social destas instituições.
URI: https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/1851/pdf
http://hdl.handle.net/10174/25839
Type: lecture
Appears in Collections:CIDEHUS - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2018- Vargues, Matos, Salgado, Negrao Construir.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois