Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25769

Title: Relatório PNPSE 2016-2018: Escolas e Comunidades tecendo Políticas Educativas com base em Evidências
Authors: Verdasca, José
Keywords: Ecossistema Educacional PNPSE, plano de ação estratégica, planos de integrados e inovadores de combate ao insucesso, planos de formação, culturas de cooperação e colaboração comprometidas
Issue Date: Jul-2019
Publisher: PNPSE-DGE | ME
Abstract: Os resultados alcançados, após três anos do lançamento do PNPSE, evidenciam uma significativa redução das taxas de retenção e de abandono escolar precoce, tendo-se registado em 2017/18 os valores mais baixos de sempre. Apesar de, no presente relatório, os dados surgirem quase sempre agregados por biénio, por razões que se prendem com os critérios temporais de análise e avaliação no âmbito da candidatura ao POCH, nas escolas que viriam a aplicar medidas no âmbito dos seus planos de ação estratégica, a retenção registou no ensino básico uma variação relativa de quase menos 40% em 2017/18 comparativamente a 2014/15 e uma redução de menos 16% na percentagem de alunos com pelo menos uma negativa.Os dossiers temáticos que encerram o presente relatório, dando conta de alguns dos projetos de investigação-ação nas áreas curriculares do Português (Leitura), da Matemática e das Ciências, em curso nas escolas no âmbito do PNPSE, são demonstrativos das novas relações de cooperação e articulação das escolas com instituições de ensino superior/centros de investigação/associações científicas e entidades intermunicipais/municípios e são uma consequência natural do alinhamento e convergência de prioridades e objetivos dos planos integrados de combate ao insucesso escolar dos municípios e comunidades intermunicipais/áreas metropolitanas com os planos de ação estratégica das escolas e com os planos de formação contínua dos centros de formação de escolas. De uma certa maneira, o subtítulo escolhido "Escolas e Comunidades tecendo Políticas Educativas com base em Evidências" pretende ilustrar esta nova ordem educativa emergente.
URI: http://hdl.handle.net/10174/25769
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Prefácios/Epílogos

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Prefácio 2.pdf126.58 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois