Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25750

Title: Morfo-evolução de mosteiros cistercienses femininos: três casos de estudo - Lisboa, Évora e Portalegre (PORTUGAL)
Authors: Tereno, Maria do Céu
Monteiro, Maria Filomena
Pereira, Marízia
Editors: Ler, Hora de
Keywords: : Mosteiro; Património; Salvaguarda; Ordem de Cister
Issue Date: Jul-2019
Publisher: Hora de ler. Leiria
Abstract: A Ordem de Cister foi pioneira na criação de casas religiosas em territó- rio nacional contando com o beneplácito de D. Afonso Henriques. Os seus primeiros monges instalaram-se em vastos terrenos doados por este monar- ca na região das beiras, local recém-conquistado e que importava desenvol- ver e povoar. O contributo da Ordem revelou-se relevante, não apenas atra- vés dos edifícios que nos legaram como também de inovadores conhecimen- tos, nomeadamente de cariz agrícola que localmente transmitiram. O ramo feminino da Ordem teve como primeira casa religiosa, em território portugu- ês, o Mosteiro de S. Bento de Cástris localizado na região de Évora. O obje- tivo do presente trabalho consiste no estudo de três mosteiros femininos, fundados em cidades com características bem diferenciadas e em distintas épocas: os mosteiros de S. Bento de Cástris em Évora (1274), o de S. Bernardo em Portalegre (1518) e o de Nossa Senhora da Nazareth do Mocambo em Lisboa (1653). Localizando-se, um na capital do reino e os restantes em duas cidades distintamente hierarquizadas da região alentejana. As especificidades destes mosteiros permitirão realizar análises no desenvolvimento geo- morfológico, através de documentação icono-cartográfica, das zonas de im- plantação assim como entender, através de um fio condutor temporal, as suas influências nas zonas adjacentes assim como os legados patrimoniais.
URI: http://hdl.handle.net/10174/25750
ISBN: 978-989-54473-8-1
Type: article
Appears in Collections:ARQ - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
MORFO-EVOLUÇÃO DE MOSTEIROS CISTERCIENSES FEMININOS TRÊS CASOS DE ESTUDO – LISBOA, ÉVORA E PORTALEGRE.pdf10.41 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois