|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/25606
|
Title: | Práticas de um professor, participação dos alunos e pensamento algébrico numa turma de 7º ano de escolaridade |
Authors: | Barbosa, Elsa Maria de Figueiredo Isabelinho Domingues |
Advisors: | Borralho, António Manuel Águas |
Keywords: | Sala de aula Práticas de Avaliação Práticas de Ensino Participação dos Alunos Pensamento Algébrico Classroom Assessment practices Teaching practices Effective classroom participation Algebraic thinking |
Issue Date: | 29-Apr-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A competência algébrica é fundamental para a vida adulta dos alunos. No entanto, a transição da Aritmética para a Álgebra ainda é uma das grandes dificuldades dos estudantes. Nesta investigação, assumiu-se a sala de aula como um sistema de determinados tipos de atividades complexas e socialmente situadas, o que possibilitou estudar as suas especificidades e pluralidades, permitindo obter uma visão mais holística da mesma. Desta forma, analisaram-se, de forma articulada, as práticas do professor nos domínios do ensino, da avaliação e das aprendizagens desenvolvidas pelos seus alunos. Para tal, descreveram-se, caracterizaram-se e interpretaram-se práticas de ensino, de avaliação e a participação dos alunos no âmbito da Álgebra em turmas de alunos de 7º ano de escolaridade do ensino básico, com o objetivo de se confrontar as referidas práticas e a participação dos alunos tendo em conta os principais propósitos das orientações curriculares para a Matemática do Ensino Básico, no domínio do pensamento algébrico. Trata-se de um estudo de natureza interpretativa, com uma abordagem qualitativa, num design de estudo de caso, tomando a sala de aula (alunos e professor) como unidade de análise. O estudo permite afirmar que o desenvolvimento do pensamento algébrico se coaduna com uma organização de aula em que os alunos e os professores assumem um papel ativo, onde é através das tarefas que se aprende, ensina e avalia, contribuindo, dessa forma, para a melhoria das aprendizagens. Esta melhoria, deve-se à mudança das práticas letivas do professor – apesar do ensino experimental não ter sido implementado na sua plenitude, o facto das tarefas terem desempenhado um papel central no desenvolvimento do currículo foi decisivo para este incremento. As aprendizagens mais notórias foram a capacidade de lidar com expressões algébricas, equações, funções, bem como a capacidade de generalizar e manipular símbolos; Abstract: Teaching practices, students’ engagement and algebraic thinking in a 7 th grad class-context
This study sets out from the assumption that an effective articulation of a comprehensive set of teaching practices, assessment and students’ class participation in an algebraic thinking class-context, improves students’ algebraic reasoning. Therefore, there is a need to describe and understand relationships between teaching practices and knowledge domains, assessment and students’ learning outcomes. In short, this study, conducted in a 7th grade class context, aims to elicit, analyze and interpret the pedagogic practices of teachers, types of assessment and student active learning evidence in algebra, namely in what concerns algebraic reasoning, in order to confront these practices with student participation. It must be stressed that the present investigation considered main orientations and goals towards algebraic thinking in the elementary mathematics curriculum. Research was carried out using an interpretative framework, involving a qualitative case study approach to its subject matter, the classroom (students and teacher). The obtained results show that the development of algebraic thinking is a process which should be in line with an active learning environment, where learning, teaching and evaluation is task based, and thus enhance student learning. Changing teaching practices yields learning improvement for students. Although experiential learning hasn’t been fully implemented in schools, the fact that a task-based approach was a key component of the curriculum development proved decisive in this respect. The most notable learning experiences observed were the following: the ability to successfully approach algebraic expressions, equations and functions, and also how to generalize and manipulate symbols |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/25606 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|