|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/25593
|
Title: | A emergência do discurso argumentativo no 1º CEB: uma investigação-ação com alunos do 4º ano |
Authors: | Cardoso, Maria Elisabete da Cruz |
Advisors: | Silva, Ana Alexandra Custódio, Pedro Balaus |
Keywords: | Consciência linguística Conetores discursivos Escrita argumentativa Compreensão leitora TIC Linguistic awareness Discursive connectors Argumentative writing Reading comprehension TIC |
Issue Date: | 8-Apr-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este trabalho visa investigar a evolução dos alunos, em fase inicial da aprendizagem da escrita, através da análise textual que evidencia a ativação de algumas dimensões da consciência linguística e o desenvolvimento da escrita argumentativa. Para tal, demos ênfase às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de alfabetização dos alunos, de modo a facilitar as aprendizagens nos domínios da leitura, da aquisição lexical e interpretação de texto.
Neste sentido, foi realizada uma intervenção pedagógica nas aulas de português, com uma turma de 4º ano de escolaridade, constituída por vinte e dois alunos, em que foram propostas tarefas que, do ponto de vista teórico, favorecem a emergência e o desenvolvimento de atividades de argumentação. Dada as características textuais-discursivas do texto de opinião, podemos afirmar que este género exige que os alunos tenham disponíveis competências textuais, como a consciência do modelo de texto e recursos linguísticos, como conjunções causais, condicionais e contrastivos (Costa, 2010, 2015; García, 1999); uma vez que, em grande parte, são eles que possibilitam ao produtor do texto atingir os seus objetivos discursivos. Assim, neste trabalho procurámos perceber, de igual modo, a evolução dos alunos no uso destes conetores.
Para a caracterização dos elementos que dizem respeito à macroestrutura destas produções escritas dos alunos, procedemos a uma análise de sequências textuais, considerando os tópicos comuns a outros estudos sobre argumentação em contexto de escolarização (Brassart, 1990; Leal e Morais; 2006; Marques, 2010).
Para dar resposta aos nossos objetivos, recorremos a uma metodologia predominantemente qualitativa, embora combine métodos qualitativos e quantitativos, sendo a investigação-ação o design escolhido, por permitir uma atitude de pesquisa, experimentação/ação, análise e reflexão, fundamental para o aperfeiçoamento da nossa prática educativa e pedagógica. Relativamente às técnicas quantitativas elaborámos dois inquéritos aos alunos para apurar a ligação deles à leitura, antes e depois do estudo. Quanto às técnicas qualitativas, procedemos à recolha documental, observação direta e análise de um corpus de registos escritos ao longo das sessões de trabalho (antes e depois do estudo). Os dados qualitativos e quantitativos foram tratados e, posteriormente, apresentados em gráficos e tabelas dando lugar a uma análise de resultados e respetivas conclusões.
Assim, os resultados evidenciam que a competência escrita de textos argumentativos é passível de aperfeiçoamento, através da interiorização do género textual e do aprofundamento da competência metalinguística. Após a intervenção na turma, observámos que houve melhorias na escrita dos alunos, quer no desenvolvimento mais eficaz da argumentação em que esta surge mais explícita, quer no uso de conetores discursivos; Abstract:
This work aims to investigate the students' evolution, in the initial phase of the learning of writing, through the textual analysis that evidences the activation of some dimensions of linguistic awareness and the development of argumentative writing. To this end, we emphasized the New Technologies of Information and Communication in the process of literacy of the students, in order to facilitate the learning in the domains of reading, lexical acquisition and interpretation of text.
In this sense, a pedagogical intervention was carried out in Portuguese classes, with a group of 4th year of schooling, consisting of twenty-two students, in which tasks were proposed that from the theoretical point of view favor the emergence and development of activities of argumentation.
Given the textual-discursive characteristics of the text of opinion, we can affirm that this gender requires that the students have available textual competences, such as text model awareness and linguistic resources, as causal, conditional and contrastive conjunctions (Costa, 2010, 2015; Flamenco García, 1999); since, in large part, they enable the producer of the text to reach its discursive goals. Thus, in this work we tried to perceive, in the same way, the evolution of the students in the use of these connectors. For the characterization of the elements that concern the macrostructure of these written productions of students, we proceeded to an analysis of textual sequences, considering the topics common to other studies on argumentation in context of schooling (Brassart, 1990; Leal e Morais; 2006; Marques, 2010).
In order to respond to our objectives, we used a predominantly qualitative methodology, although it combines qualitative and quantitative methods, with action research being the chosen design, since it allows an attitude of research, experimentation / action, analysis and reflection, fundamental for the improvement of our educational and pedagogical practice. With regard to quantitative techniques, we developed two surveys of the students to determine their connection to reading, before and after the study. As for qualitative techniques, we collected documents, direct observation and analysis of a corpus of written records throughout the work sessions (before and after the study). The qualitative and quantitative data were treated and then presented in graphs and tables giving rise to an analysis of results and respective conclusions.
Thus, the results show that the written competence of argumentative texts is capable of improvement, through the interiorization of the textual genre and the deepening of the metalinguistic competence. After intervention in the class, we observed that there were improvements in students' writing, either in the more effective development of the argument in which the latter appears more explicit, or in the use of discursive connectors. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/25593 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|