Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25564

Title: Cooperar na Sala de Aula para o Sucesso (Prefácio)
Authors: Verdasca, José
Keywords: Projeto Coopera
Sucesso escolar
organização escolar
práticas curriculares
Issue Date: 2018
Publisher: PACTOR
Abstract: Sob o título genérico de Cooperar na Sala de Aula para o Sucesso, José Lopes, Helena Silva e Sónia Moreira, confrontam-nos e desafiam-nos para novos caminhos pedagógicos que fundamentam quer através do crescente número de investigações que confirmam a eficácia da aprendizagem cooperativa em diversos níveis de ensino, quer das sucessivas recomendações de organismos internacionais influentes na definição das orientações transnacionais de política educativa, como a OCDE, a União Europeia, a UNESCO, entre outros, ao convocar, como competências imprescindíveis para o exercício de uma cidadania plena no século XXI, as competências cognitivas e de relacionamento interpessoal e a que o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória veio acrescentar total sentido de oportunidade e relevância educacional.Nos dois grandes pilares que estruturam o livro - Aprendizagem cooperativa: fundamentos teóricos e Aprendizagem cooperativa: implementação na sala de aula - as muitas dezenas de testemunhos de investigadores, de professores, de alunos e de encarregados de educação, são elucidativas das possibilidades que se abrem na concretização de competências basilares como aprender a trabalhar uns com os outros, responsabilizar-se ou corresponsabilizar-se pela aprendizagem de todos e de cada um e na criação de alunos mais confiantes e comunicativos, dinâmicos e autónomos nas suas aprendizagens. Por outro lado, o impacto direto que a metodologia teve nas aprendizagens cognitivas e não cognitivas dos alunos e o sentido prático e útil decorrente da evidente exequibilidade que a descrição cuidada dos métodos de aprendizagem cooperativa usados na sala de aula e os diferentes materiais produzidos nesse âmbito, são encorajadores da sua aplicabilidade generalizada na transformação das práticas em sala de aula.
URI: http://hdl.handle.net/10174/25564
ISBN: 978-989-693-078-3
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Prefácios/Epílogos

Files in This Item:

File Description SizeFormat
PREFÁCIO_Projeto Coopera JV_2018.pdf160.56 kBAdobe PDFView/Open
PREFÁCIO_Projeto Coopera JV_2018.pdf160.56 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois