Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/25564
|
Title: | Cooperar na Sala de Aula para o Sucesso (Prefácio) |
Authors: | Verdasca, José |
Keywords: | Projeto Coopera Sucesso escolar organização escolar práticas curriculares |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | PACTOR |
Abstract: | Sob o título genérico de Cooperar na Sala de Aula para o Sucesso, José Lopes, Helena Silva e Sónia Moreira, confrontam-nos e desafiam-nos para novos caminhos pedagógicos que fundamentam quer através do crescente número de investigações que confirmam a eficácia da aprendizagem cooperativa em diversos níveis de ensino, quer das sucessivas recomendações de organismos internacionais influentes na definição das orientações transnacionais de política educativa, como a OCDE, a União Europeia, a UNESCO, entre outros, ao convocar, como competências imprescindíveis para o exercício de uma cidadania plena no século XXI, as competências cognitivas e de relacionamento interpessoal e a que o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória veio acrescentar total sentido de oportunidade e relevância educacional.Nos dois grandes pilares que estruturam o livro - Aprendizagem cooperativa: fundamentos teóricos e Aprendizagem cooperativa: implementação na sala de aula - as muitas dezenas de testemunhos de investigadores, de professores, de alunos e de encarregados de educação, são elucidativas das possibilidades que se abrem na concretização de competências basilares como aprender a trabalhar uns com os outros, responsabilizar-se ou corresponsabilizar-se pela aprendizagem de todos e de cada um e na criação de alunos mais confiantes e comunicativos, dinâmicos e autónomos nas suas aprendizagens. Por outro lado, o impacto direto que a metodologia teve nas aprendizagens cognitivas e não cognitivas dos alunos e o sentido prático e útil decorrente da evidente exequibilidade que a descrição cuidada dos métodos de aprendizagem cooperativa usados na sala de aula e os diferentes materiais produzidos nesse âmbito, são encorajadores da sua aplicabilidade generalizada na transformação das práticas em sala de aula. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/25564 |
ISBN: | 978-989-693-078-3 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Prefácios/Epílogos
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|