Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25541

Title: Bem estar, satisfação académica e a atividades extra-académicas: um estudo na Universidade de Évora
Authors: Candeias, Helga Maria Rebelo
Advisors: Melo, Madalena
Keywords: Atividades extra-académicas
Bem-estar
Satisfação académica
Estudantes universitários/as
Extra-academic activities
Well-being
Academic satisfaction
University students
Issue Date: 29-Mar-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A temática do bem-estar e satisfação académica é fundamental para a construção de uma sociedade compreensiva e fraterna, nomeadamente no ensino superior, dado o seu papel no desenvolvimento dos/as estudantes. Todavia, em Portugal, a sua relação com a participação em atividades extra-académicas não é um campo de estudo alargado, principalmente, em relação ao ensino superior. Este estudo torna-se, assim, bastante pertinente, encontrando-se subdividido em dois estudos. Em ambos foi utilizado um protocolo definido: ques-tionário sociodemográfico, Escala de Medida de Manifestação de Bem-Estar Psicológico, Questionário de Satisfação Académica (Estudo 1, 462 estudantes) e um questionário criado para o presente estudo, o Questionário de Participação em Atividades Extra-Académicas (Estudo 2, 195 estudantes) baseado na teoria dos vetores de Chickering. Através da aplica-ção do protocolo a estudantes dos diversos cursos da universidade de Évora, com idade até 30 anos, procurou-se compreender a relação entre a participação em atividades extra-académicas, o bem-estar e a satisfação académica. Na análise dos dados obtidos, considerou-se diferentes questões de investigação tendo em conta ambos os estudos. Através do Estudo 1 concluiu-se que aqueles/as que participam em atividades extra-académicas demonstram mais bem-estar e satisfação académica. Os/As estudantes que participam em atividades extra-académicas envolvem-se mais em estruturas da universidade, como núcleo/associação de estudantes e atividades de estudo, tendo maior percepção de suporte social. O Estudo 2 permitiu validar o questionário contruído, revelando boas qualidades psicométricas. Relativamente aos/às participantes em atividades extra-académicas foi possível concluir que existem diferenças estatisticamente significativas entre o género e o tipo de atividades extra-académica escolhida. Futuramente, espera-se que o instrumento agora construído possa ser validado para a população universitária portuguesa, permitindo caracterizar esta população, auxiliando o contexto universitário a tornar-se significativo para os/as estudantes; WELL-BEING, ACADEMIC SATISFACTION AND EXTRA-ACADEMIC ACTIVITIES - A STUDY AT UNIVERSITY OF EVORA - ABSTRACT: The theme of well-being and academic satisfaction is fundamental for the construction of a comprehensive and fraternal society, namely in higher education, given its role in the devel-opment of the students. However, in Portugal, its relation to participation in extra-academic activities is not a broad field of study, especially in relation to higher education. This study is therefore quite pertinent, being subdivided into two studies. In both, a defined protocol was used: a sociodemographic questionnaire, Psychological Well-being Manifestation Measure-ment Scale, Academic Satisfaction Questionnaire (Study 1, 462 students) and a question-naire created for the present study, the Participation Questionnaire for Extra- Academic Ac-tivities(Study 2, 195 students) based on Chickering's vector theory. Through the application of the protocol to students of the various courses of the University of Évora, aged up to 30 years, we sought to understand the relationship between participation in extra-academic ac-tivities, well-being and academic satisfaction. In the analysis of the obtained data, different research questions were considered taking into account both studies. Through Study 1 it was concluded that those who participate in extra-academic activities demonstrate greater well-being and academic satisfaction. Students par-ticipating in extracurricular activities are more involved in university structures such as core / student association and study activities, and have a greater perception of social support. Study 2 allowed us to validate the constructed questionnaire, revealing good psychometric qualities. Regarding the participants in extra-academic activities, it was possible to conclude that there are statistically significant differences between the gender and the type of extra-academic activities chosen. In the future, it is hoped that the instrument now constructed can be validated for Portuguese university admission, allowing the characterization of this population, helping the university context to become meaningful for the students.
URI: http://hdl.handle.net/10174/25541
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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