Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25533

Title: Análise de perfis de desempenho académico pelo método CHAID
Authors: Verdasca, José
Keywords: Análise de perfis
desempenho escolar
preditores de sucesso
árvores de classificação
método CHAID
Issue Date: 2018
Publisher: CIEP-UEvora
Abstract: Existe abundante literatura sobre a influência de fatores contextuais no desempenho académico dos alunos e das escolas . O modelo de análise esquematizado incorpora, no seu delineamento, algumas das conclusões desses estudos relacionadas com a importância de fatores contextuais no desempenho escolar dos alunos e das unidades orgânicas escolares nos seus diversos níveis de análise. Deste modo, no esquema apresentado configura-se um conjunto de interações múltiplas entre variáveis resultado (desempenho académico em Matemática) e um conjunto de preditores de natureza sociográfica (género, idade), de origem familiar (capital escolar e situação socioeconómica dos pais), de itinerário escolar (repetência), de organização escolar (turma) e de comportamento/absentismo escolar (faltas). Algumas das variáveis relacionadas com atitudes e comportamentos escolares podem ser do tipo híbrido e circular, no sentido de que podem ser já elas próprias consequência (resultado) de efeitos de fatores contextuais e, simultaneamente, preditores diretos do desempenho académico. Os resultados apurados resultados vão de encontro ao modelo inicial de interações apresentado e, por outro lado, acrescentam-lhe, no contexto da presente amostra e neste nível de ensino, uma certa hierarquização explicativa dos fatores preditores do desempenho académico dos alunos.
URI: http://hdl.handle.net/10174/25533
ISSN: 1646-7841
Type: other
Appears in Collections:PED - Publicações de Carácter Pedagógico

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Análise de perfis de desempenho académico pelo método CHAID.pdf308.62 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois