Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/25533
|
Title: | Análise de perfis de desempenho académico pelo método CHAID |
Authors: | Verdasca, José |
Keywords: | Análise de perfis desempenho escolar preditores de sucesso árvores de classificação método CHAID |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | CIEP-UEvora |
Abstract: | Existe abundante literatura sobre a influência de fatores contextuais no desempenho académico dos alunos e das escolas . O modelo de análise esquematizado incorpora, no seu delineamento, algumas das conclusões desses estudos relacionadas com a importância de fatores contextuais no desempenho escolar dos alunos e das unidades orgânicas escolares nos seus diversos níveis de análise. Deste modo, no esquema apresentado configura-se um conjunto de interações múltiplas entre variáveis resultado (desempenho académico em Matemática) e um conjunto de preditores de natureza sociográfica (género, idade), de origem familiar (capital escolar e situação socioeconómica dos pais), de itinerário escolar (repetência), de organização escolar (turma) e de comportamento/absentismo escolar (faltas). Algumas das variáveis relacionadas com atitudes e comportamentos escolares podem ser do tipo híbrido e circular, no sentido de que podem ser já elas próprias consequência (resultado) de efeitos de fatores contextuais e, simultaneamente, preditores diretos do desempenho académico. Os resultados apurados resultados vão de encontro ao modelo inicial de interações apresentado e, por outro lado, acrescentam-lhe, no contexto da presente amostra e neste nível de ensino, uma certa hierarquização explicativa dos fatores preditores do desempenho académico dos alunos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/25533 |
ISSN: | 1646-7841 |
Type: | other |
Appears in Collections: | PED - Publicações de Carácter Pedagógico
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|