Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25531

Title: Os novos standards: pianistas de jazz e o repertório pop-rock
Authors: Diniz, Alexandre Henrique de Sousa
Advisors: Lopes, Eduardo
Keywords: Jazz
Repertório
Pop-Rock
Standards
Piano-Jazz
Issue Date: 3-Apr-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Nas primeiras décadas, os músicos de jazz encararam as canções populares como uma fonte de bases para a improvisação. Essas canções, habitualmente apelidadas de standards, tinham a dupla vantagem de serem conhecidas pelas audiências e conterem estruturas assentes em fórmulas relativamente previsíveis para os músicos. No jazz actual, os músicos continuam a tocar muitas destas antigas canções. Nos anos 60, com a ascensão do pop-rock ao estatuto de música popular dominante, os músicos de jazz abandonaram quase totalmente a prática de adaptação de repertório popular, salvo algumas excepções. Este trabalho é sobre esses músicos que continuaram a observar as canções pop-rock pós-anos 60 como matéria válida para a sua prática de jazz. O foco centra-se em três estudos de caso sobre diferentes pianistas de jazz contemporâneos e as suas releituras de canções pop-rock. Trazer material pop-rock para o universo do jazz implica a existência de fronteiras. São aqui discutidas as diferentes definições de jazz e a colocação destas fronteiras, bem como o significado dos standards de jazz. Dadas as opiniões opostas acerca da colocação de fronteiras, e as confusões e contradições em torno dos diferentes significados de jazz enquanto género musical, torna-se relevante uma observação do jazz enquanto comunidade de pessoas envolvidas na sua criação, promoção e consumo. Nesta área, os aspectos sociais do jazz centram-se mais no reconhecimento da pessoa, da sua educação como músico, do seu auto-investimento em conhecer e tocar na tradição do jazz, na sua abordagem à música em geral e às canções pop-rock em particular, do que nas características musicais da adaptação em si. Mais significativo do que o reconhecimento de uma adaptação de uma canção pop-rock como jazz, torna-se o reconhecimento de alguém como um verdadeiro músico de jazz; ABSTRACT: The new standards: Jazz pianists and the pop-rock repertoire In the early decades, jazz musicians have turned to popular songs as a resource for improvisation vehicles. Those tunes, usually called standards, had the dual advantage of being known by the audience and having frameworks built on relatively predictable formulae for the musicians. In today’s jazz, musicians keep playing many of those early tunes. With the 60’s rise of pop-rock as the dominant popular music, jazz musicians almost abandoned the practice of adapting popular repertoire, with a few exceptions. This work is about those musicians that kept looking for post-60’s pop-rock tunes as valid resources for their jazz practice. The focus is on three case studies about different contemporary jazz pianists and their reworking of poprock songs. Bringing pop-rock tunes to the jazz field implies the existence of boundaries. The different definitions of jazz and the placement of these boundaries are discussed, as well as the meaning of jazz standards. Given the opposing opinions about the placement of boundaries, the confusions and contradictions surrounding the different meanings of jazz as a musical genre, the observation of jazz as a community of people involved in its creation, promotion and consumption becomes relevant. In this field, the social aspects of jazz are more focused on the recognition of the person, his or her background as a musician, the self-investment in knowing and playing in the jazz tradition, the way he or she approaches the music in general and poprock songs in particular, than the musical characteristics of the adaptation in itself. More significant than acknowledging the adaptation of a pop-rock song as jazz, becomes the acknowledging of someone as a truly jazz musician.
URI: http://hdl.handle.net/10174/25531
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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