Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25521

Title: Práticas de avaliação formativa na sala de aula: um estudo numa escola secundária de Cabo Verde
Authors: Mendes, Cláudia de Jesus Gomes
Advisors: Cid, Marília Castro
Keywords: Práticas avaliativas
Ensino e aprendizagem
Sistema de ensino cabo-verdiano
Assessmente practices
Teaching and learning
Cape Verdean education system
Issue Date: 18-Mar-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A tese aqui apresentada aborda a questão das Práticas de Avaliação Formativa na Sala de Aula, numa escola secundária de Cabo Verde. Este estudo pretende compreender as práticas de avaliação praticada pelos professores com o objetivo de melhorar a aprendizagem dos alunos. Para a realização deste trabalho, optou-se pela investigação qualitativa do tipo descritivo, com recurso ao estudo de caso. Foram realizadas entrevistas a duas professoras da disciplina de Ciências da Terra e da Vida que trabalhavam com o 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade e três focus group aos alunos desses três níveis de ensino numa escola secundária na Cidade da Praia - Cabo Verde. Os resultados do estudo mostram que as práticas de avaliação das professoras estão mais voltadas para a classificação dos alunos do que para a melhoria das aprendizagens dos mesmos. Ou seja, a ênfase é colocada sobretudo mais na avaliação sumativa, numa lógica de aprendizagem que privilegia a memorização dos conteúdos recorrendo quase sempre ao método de ensino expositivo e tendo o professor como elemento central de todo o processo. As perceções das professoras e alunos sobre a avaliação integram-se numa perspetiva de natureza sumativa, visto que todo o processo de avaliação se centra na questão de controlo e aferição das aprendizagens dos alunos permitindo de certa forma a classificação dos mesmos. Assim, para os participantes do estudo, avaliar confunde-se com classificar, o que demonstra também uma perspetiva mais tradicional do processo de ensino-aprendizagem-avaliação, no qual os alunos não participam no seu processo avaliativo e atribuem a total responsabilidade de avaliar ao professor; Formative assessmente practices in the classroom: a study in a secondary school in Cape Verde ABSTRACT: The thesis presented here addresses the issue of Formative Assessment Practices in the Classroom in a secondary school in Cape Verde. This study intends to understand the assessment practices practiced by teachers with the objective of improving students' learning. For the accomplishment of this work, a descriptive qualitative research was chosen, using the case study design. Interviews were conducted with two teachers of the Earth and Life Sciences discipline who worked with the 7th, 8th and 9th grades and three focus groups for the students of these three levels of education at secondary school in City of Praia - Cape Verde. The results of the study show that the teacher´s assessment practices are more focused on the classification of the students than on the improvement of their learning. In other words, the emphasis is placed more on summative assessment, in a learning context that privileges content´s memorization using mosto f the time an expository teaching method and having the teacher as the central element of the whole process. The the teachers and students assessment perceptions are based on a summative perspective, since the entire evaluation process focuses on the issue of control and assessment of the students' learning, in order to be classified. Thus, for study participants, assessing is confused with classifying, which also demonstrates a more traditional perspective of the teaching-learningassessmente process, in which students do not participate in their assessment process and assign the full responsibility to the teacher.
URI: http://hdl.handle.net/10174/25521
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Doutoramento-Ciências_da_Educação-Cláudia_de_Jesus_Gomes_Mendes-Práticas_de_avaliação_formativa_na_sala_de_aula....pdf9.34 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois