Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25401

Title: Abrindo caminhos: a performance nos desfiles da Comissão de Frente nas Escolas de Samba de Belém e Portugal
Authors: Moreira, Francisco Edilberto Barbosa
Advisors: Pereira, Pedro Paulo Alves
Rodrigues, Carmem Izabel
Keywords: Carnaval
Performance
Escola de Samba
Comissão de Frente
Processos Criativos
Carnival
Performance
Samba School
Front Commission
Creative Processes
Issue Date: 30-Jan-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Abrindo Caminhos: A Performance nos Desfiles da Comissão de Frente nas Escolas de Samba de Belém e Portugal, trata-se de um estudo comparativo sobre os processos de criação da comissão de frente dos desfiles carnavalesco em ambos os locais. Parte de uma abordagem etnográfica, ao lançar um olhar sobre as práticas corporais humanas, buscando a compreensão do comportamento de seus criadores no seu extracotidiano. O estudo está dividido em duas partes. Na primeira parte apresentamos uma contextualização do carnaval tradicional e em seguida as comissões de frente da cidade de Mealhada e Estarreja, em Portugal. Na segunda parte analisamos os processos de criação da Associação Carnavalesca Bole Bole, em Belém – Pará – Brasil, a partir de nossos Laboratórios de Criação. A performance do corpo e suas narrativas são os indutores para a criação do corpo desfilado. A presente investigação traz como foco o corpo do artista que se encontra nos estudos do carnaval e da performance, versando sobre a preparação do corpo do ator/brincante/performer em processos colaborativos, práticos e teóricos para a criação cênica performática; Abstract: Opening Up Paths: The Performance at the Parades of the Front Commission at the Samba’s Schools in Belém and Portugal, it is a comparative study on the creation processes of the commission in front of carnival parades in both places. It starts from an ethnographic approach, when looking at human body practices, seeking to understand the behavior of its creators in its extra-everyday. The study is parted into two. In the first part we present a contextualization of the traditional carnival and then the front commissions of the city of Mealhada and Estarreja, in Portugal. In the second part we analyze the processes of creation of the Associação Carnavalesca Bole Bole, in Belém – Pará – Brazil, from our Creation Laboratories. The performance of the body and its narratives are the inductors for the creation of the paraded body. The present research focuses on the body of the artist who is in the studies of the carnival and performance, dealing with the preparation of the body of the actor / player / performer in collaborative, practical and theoretical processes for performing performance creation.
URI: http://hdl.handle.net/10174/25401
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Doutoramento-História_da_Arte-Francisco_Edilberto_Barbosa_Moreira-Abrindo_caminhos....pdf4.18 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois