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Title: Estratégias para o setor vitivinícola brasileiro, em contexto global: desenvolvimento de gestão empresarial das empresas no Rio Grande do Sul e no Vale de São Francisco
Authors: Ramalho, Pedro Jorge Pereira
Advisors: Sousa, António João Coelho de
Araújo, José Lincoln Pinheiro
Keywords: Gestão
Estratégia
Vinho
Brasil
Management
Strategy
Wine
Brazil
Issue Date: 6-Mar-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este estudo aborda a indústria vitivinícola brasileira, em perspetiva global. Excedentário e em recentragem estratégica, o setor no Brasil está sendo remodelado lentamente, num processo complexo que enfrenta um ambiente hostil, tanto pela pressão da invasão dos vinhos importados no mercado interno, como pelo imenso desafio de internacionalizar-se. O objetivo geral do estudo é diagnosticar a competitividade das vitivinícolas do Rio Grande do Sul (RGS) e do pólo emergente do Vale do São Francisco (VSF), no Brasil, por meio da identificação dos tipos de abordagem estratégica estabelecidos e respetivos impactos nas suas performances económicas, para, no final, propor linhas de ação estratégica (para o setor e para as empresas) que sejam capazes de melhorar as hipóteses de sucesso no ambiente global. Este objetivo geral foi desagregado em quatro objetivos específicos: (1) Identificar as estruturas existentes e as estratégias em curso nas empresas do RGS e do VSF; (2) Identificar e discutir os tipos de abordagem estratégica que norteiam as decisões nessas empresas; (3) Identificar os impactos ambientais internos e externos nos desempenhos económicos das empresas; (4) Formular propostas estratégicas renovadas para uma maior competitividade empresarial. Para tanto, a metodologia utilizada centrou-se numa Grelha Integrada de Reflexão Estratégica para o Brasil (GIRE-br), que inclui um diagnóstico interno e um estudo sistémico, designado C-A-D, pela articulação das três dimensões que envolve: Contexto, Abordagem estratégica e Desempenho; sendo ancorado em análises quantitativas e qualitativas. Foram ainda utilizados o Octógono Estratégico (OE) e a Matriz de Desenvolvimento Empresarial e Operacional Dinâmico (MADED), instrumentos desenvolvidos especialmente para esta investigação e que possibilitaram proposições estratégicas renovadas. Esta metodologia permitiu concretizar os objetivos fixados e testar as três hipóteses de investigação operativas. Os principais resultados identificaram três tipos de abordagem estratégica de perfis diferenciados (Adaptativo, Empreendedor-P e Planeamento Artesanal), um contra modelo brasileiro, um descompasso entre estratégias e estruturas, baixa atratividade do setor nas duas regiões, níveis incipientes de internacionalização, ambição estratégica conservadora, informalidade organizacional marcante e ênfase de gestão mais voltada para as operações do que para a estratégia (indefinição estratégica); Strategies for the Brazilian wine sector, in a global context: business management of companies in Rio Grande do Sul and in Vale do São Francisco. ABSTRACT: This study has as a background the Brazilian wine industry, in a global perspective. In a surplus and refocusing the strategies, the sector in Brazil is slowly being remodeled, in a complex process that faces a hostile environment, both by the pressure of the invasion of imported wines in the domestic market, and by the immense challenge of internationalization. The general objective of the study is to diagnose the competitiveness of the wineries in Rio Grande do Sul (RGS) and the ones in the emerging pole in Vale do São Francisco (VSF), in Brazil, by identifying the types of strategic approach established and their impacts on their economic performance, in order to propose strategic lines of action (for the sector and for companies) that are capable of improving the chances of success in the global environment. This general objective has been broken down into four specific objectives: (1) To identify existing structures and strategies in place in RGS and VSF companies; (2) To identify and discuss the types of strategic approach that guide decisions in these companies; (3) To identify the internal and external environmental impacts of economic performance of the companies; (4) To formulate renewed strategic proposals for greater business competitiveness. To that end, the methodology used was centered on an Integrated Strategic Reflection Grid for Brazil (GIRE-br), which includes an internal diagnosis and a systemic study, called CA- D, through the articulation of the three dimensions involved: Context (Contexto), Strategic Approach (Abordagem estratégica) and Performance (Desempenho); being anchored in quantitative and qualitative analyzes. The Strategic Octagon (OE) and the Dynamic Business and Operational Development Matrix (MADED) were also used, instruments specially developed for this research and that enabled renewed strategic propositions. This methodology allowed to achieve the objectives set and to test the three operative research hypotheses. The main results identified three types of strategic approach of different profiles (Adaptive, Entrepreneur-P and Artisan Planning), a Brazilian counter model, a lack of balance between strategies and structures, low attractiveness of the sector in both regions, incipient levels of internationalization, conservative strategic ambition, a striking organizational informality, and management emphasis more on operations than on strategy (strategic uncertainty).
URI: http://hdl.handle.net/10174/25399
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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