Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25226

Title: A arte de fazer a medida. O julgamento dos professores em contextos de avaliação escolar.
Authors: Resende, José Manuel
Caetano, Pedro
Editors: Vieira, Maria Manuel
Keywords: Alunos do Secundário
fazer a medida, formas de qualificação
Issue Date: 2015
Citation: RESENDE, José Manuel; CAETANO, P. . A arte de fazer a medida. O julgamento dos professores em contextos de avaliação escolar. In: Maria Manuel Vieira. (Org.). O Futuro em Aberto. 1ed.Lisboa: Editora Mundos Sociais, 2015, v. , p. 97-129.
Abstract: O livro que agora se apresenta divulga os resultados de um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia desenvolvido no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. O propósito é mostrar os futuros em aberto dos alunos do Ensino Secundário Partindo da constatação de uma significativa proporção de “indecisos” entre os alunos do ensino secundário quanto à opção a seguir no futuro, este estudo pretende examinar processos e protagonistas (poder político, media, famílias, professores, orientadores escolares e os próprios alunos) que envolvem um conjunto de escolhas escolares e vocacionais que o sistema de ensino obriga os alunos a fazer, em certos momentos do seu percurso académico. Para muitos jovens-adolescentes, as escolhas vocacionais constituem um verdadeiro desafio biográfico com inequívocas consequências escolares e institucionais, com o qual têm de lidar. Manter o futuro em aberto, suspender o tempo das escolhas definitivas, pode constituir o desígnio para alguns
URI: http://www.mundossociais.com/livro/o-futuro-em-aberto/92
http://hdl.handle.net/10174/25226
ISBN: 978-989-8536-48-8
Type: bookPart
Appears in Collections:CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros

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