Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25214

Title: Práticas de Responsabilidade Social em IPSS certificadas pelo EQUASS: Análise comparativa de dois Estudos de Caso
Authors: Sara, Romeiro
Jorge, Fátima
Editors: Ramos Pires, António
Saraiva, Margarida
Rosa, Álvaro
Keywords: Práticas de Responsabilidade Social
Dimensão Interna e Externa
Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)
Issue Date: 2017
Publisher: TMQ – Techniques, Methodologies and Quality - APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade
Abstract: A presente investigação foi realizada no âmbito de uma dissertação de Mestrado em Gestão da Universidade de Évora e tem como objetivo geral identificar e analisar o nível de desenvolvimento das práticas de Responsabilidade Social nas Instituições Particulares de Solidariedade Social, no que diz respeito à sua dimensão interna e externa e nas vertentes ambientais, económicas e sociais, bem como a hierarquia das relações das mesmas com todos os seus stakeholders. Neste estudo utilizou-se a metodologia dos Estudos de Caso, com aplicação de um questionário, adaptado de CE (2001), Santos (2010) e Brites (2015), bem como um guião de entrevista semi-estruturada aplicado a informantes- chave e ainda a análise documental de um conjunto de elementos muito diversificado, facultado por duas instituições particulares de solidariedade social (IPSS), do concelho de Évora, certificadas no âmbito do referencial europeu EQUASS (European Quality in Social Services). No que diz respeito aos resultados pode-se garantir que o nível de desenvolvimento das práticas de RS é relativamente elevado nas IPSS em estudo e que as mesmas se encontram sensibilizadas para a incorporação da RS na estratégia das organizações. Verifica-se que, nas duas IPSS, há uma cada vez maior aposta na certificação da qualidade, que tem levado à maior formalização das práticas de RS.
URI: http://hdl.handle.net/10174/25214
ISSN: 2183-0940
Type: article
Appears in Collections:CICP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
GES - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TMQ – Techniques, Methodologies and Quality – Edição Nº8 - Publicações Qualidade.pdf75.29 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois