Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/25212
|
Title: | Testemunhos analíticos sobre a Inclusão Escolar: a escola para todos pondo à prova a Sociologia Pragmática sobre a Socialização política Escolar |
Authors: | Resende, José Manuel |
Editors: | Carmo, Gerson Tavares do |
Keywords: | Escolarização Socialização Política |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | RESENDE, José Manuel. Testemunhos analíticos sobre a Inclusão Escolar: a escola para todos pondo à prova a Sociologia Pragmática sobre a Socialização política Escolar. In: Gerson Tavares do Carmo. (Org.). Sentidos da Permanência na Educação. 1ed.Ri de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2016, v. , p. 235-260. |
Abstract: | Resultado de uma construção coletiva, o livro Sentidos da Permanência na Educação: o anúncio de uma construção coletiva apresenta provocadores diálogos entre pesquisadores e orientandos vinculados às instituições de ensino superior estaduais e federais do Brasil, que têm se debruçado sobre a temática. Buscam, por caminhos teóricos e metodológicos diversos, estudar o tema a partir da hipótese de que há diferença epistemológica significativa entre a abordagem da permanência e a que toma a evasão como objeto de pesquisa no campo da educação, abordando-o tanto pelo viés das políticas quanto das práticas educativas. Assim, a obra produz reflexões que objetivam ampliar a compreensão dos sentidos da permanência nos diversos níveis e modalidades de educação. O leitor, ao se deparar com as inovadoras abordagens que se articulam nas páginas desse livro, poderá sentir-se instigado a pensar com os autores sobre a emergente necessidade de evitar cair nas armadilhas que o discurso da evasão escolar propaga no terreno da Educação Brasileira. |
URI: | https://www.travessa.com.br/sentidos-da-permanencia-na-educacao/artigo/dc15f3b8-29d6-4c7f-9b7d-598780324e85 http://hdl.handle.net/10174/25212 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|