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http://hdl.handle.net/10174/25184
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Title: | Anti-Design |
Authors: | Leandro, Sandra |
Editors: | Franco, José Eduardo |
Keywords: | Anti-Design Contra-cultura Disegno Radicale Ettore Sottsass Archizoom Associati Superstudio Gruppo Strum Trienais de Milão Design Décadas de 60, 70 e 80 do século XX |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Imprensa Nacional-Casa da Moeda |
Citation: | LEANDRO, Sandra - «Anti-Design» in FRANCO, José Eduardo (dir.) - Dicionário dos Antis. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2018, vol.2, p.1999-2002. |
Abstract: | Este movimento, que também pode ser designado como Design Radical (Disegno Radicale), resulta da deceção gerada pelo Modernismo e da reação a essa deceção, pelo que se caracteriza por ser um protesto face ao Modernismo e por se afirmar como proposta alternativa aos ditames deste movimento .
A expressão Anti-Design foi uma das primeiras a cristalizar-se neste campo disciplinar na pós-modernidade; surgiu em Itália, na déc. de 60 do séc. XX, dissolveu-se nos anos 80, e teve como pano de fundo a contestação ideológica em que os anos 60 e 70 foram férteis.
Manifestando-se como expressão de contracultura, o Anti-Desing revelou o conflito ideológico existente entre o domínio profissional e a responsabilidade social, bem como o seu significado e o seu propósito. A sua maior preocupação não foi a conceção de objetos e produtos, mas a elaboração de uma filosofia autocrítica. Ao procurar desembaraçar-se da tradição funcionalista, criou um enquadramento que permitia projetar de forma mais descontraída e irreverente, e elaborar projetos através de fotomontagens, filmes e exposições, o que também correspondia a uma crítica ao ideário modernista. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/25184 |
ISBN: | 9789722727167 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | VIS - Publicações - Capítulos de Livros
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