|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/25140
|
Title: | “Santa Maria, Mãe de Deus”: Invocação, representação, exposição |
Authors: | Roque, Maria Isabel |
Editors: | Marques, Maria Alegria Fernandes Osswald, Helena |
Keywords: | Arte Sacra Arte Religiosa Museologia |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Associação dos Amigos do Mosteiro de São Cristóvão de Lafões |
Citation: | Roque, M. I. (2018). “Santa Maria, Mãe de Deus”: Invocação, representação, exposição. In M. A. Marques & H. Osswald, Devoções e sensibilidades marianas: Da memória de Cister ao Portugal de hoje: Livro do XIII Encontro Cultural de S. Cristóvão de Lafões (pp. 101-134). Lafões, Portugal: Associação dos Amigos do Mosteiro de São Cristóvão de Lafões. |
Abstract: | A Virgem é referida na dupla condição de intercessora (Santa Maria) e de Mãe de Deus, traçando uma síntese histórica do culto que lhe é prestado desde a Idade Média e, em particular, desde o século XII, coincidindo com o aparecimento das catedrais, de que é padroeira privilegiada. O culto que lhe é prestado formaliza-se através de inúmeras invocações, algumas das quais se afirmaram com particular relevância na devoção popular. A representação iconográfica é analisada através das cenas do ciclo da Virgem, com referências aos evangelhos canónicos e apócrifos, e das invocações marianas, salientando os respetivos símbolos e atributos identificativos. A museografia destas representações decorrem de uma transposição do sagrado para um ambiente profano. Dado que a descontextulização modifica as modalidades de observação e elimina a ligação a elementos que lhe conferiam sentido, a musealização deve providenciar um conjunto de estratégias que recuperem o significado original da imagem, através de elementos textuais, gráficos e multimédia acessíveis à pluralidade dos públicos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/25140 |
ISBN: | 978-989-97817-1-9 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|