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http://hdl.handle.net/10174/25120
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Title: | Socialização Política na Escola Secundária Portuguesa: As composições do Projeto Estatal Imaginado de Cidadania e as Gramáticas Políticas disponíveis |
Authors: | Resende, José Manuel Caetano, Pedro |
Issue Date: | 2010 |
Citation: | RESENDE, José Manuel; CAETANO, P. . Socialização Política na Escola Secundária Portuguesa: As composições do Projeto Estatal Imaginado de Cidadania e as Gramáticas Políticas disponíveis. Sociologia (Lisboa), v. XX, p. 317-330, 2010. |
Abstract: | Com o propósito de compreender o renovado interesse pela socialização política nos contextos europeu e português, procurámos reconhecer os dispositivos e referências nos quais os actores sociais se suportam para perfazer as suas avaliações e julgamentos críticos quanto às formas de melhor educar as crianças em sociedade tendo em conta os interesses do bem comum. Estes julgamentos, não são arbitrários ou relativizantes, mas manifestam a observância de um determinado requisito de obrigações (convenções), para assim se poderem apresentar publicamente como legítimos. Como tal, eles organizam-se em gramáticas de socialização política, as quais são também o produto da elaboração teórica de filósofos e educadores. |
URI: | http://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2292/2099 http://hdl.handle.net/10174/25120 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
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