Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/25089
|
Title: | Porque se mobilizam os Professores? Juízos Plurais sobre o que é ser ?um profissional de ensino |
Authors: | Resende, José Manuel Gouveia, L. |
Issue Date: | 2012 |
Citation: | RESENDE, José Manuel; GOUVEIA, L. . «Porque se mobilizam os Professores? Juízos Plurais sobre o que é ser ?um profissional de ensino.Análise exploratória. Atas do VII Congresso de Sociologia ? Sociedade: crise e reconfigurações. 1ed.Lisboa: APS, 2012, v. , p. 01-20. |
Abstract: | A comunicação visa empreender, no quadro da Sociologia Pragmática de Boltanski e Thévenot, uma primeira abordagem ao movimento de contestação dos professores ao Estatuto da Carreira Docente (ECD) aprovado em 2007 enquanto questão intimamenteligadaà problemática de juízos morais e políticos plurais sobre o que é ser professor num contexto de incerteza.Procura-se apresentar alguns dos resultados das primeiras análises de dados empíricos recolhidos (através de fontes documentais e entrevistasrealizadas junto de porta-vozes dos professores o representantes sindicais da classe profissional) de forma a compreender que regimes de justificaçãoforam mobilizados para justificar as sucessivas críticas aos princípios de justiça que presidiram à reforma do ECD e para a receptibilidade da denúncia pública de injustiçaatravés da referência a ordens de grandeza decaráctermoral e político. |
URI: | http://historico.aps.pt/vii_congresso/papers/finais/PAP1307_ed.pdf http://hdl.handle.net/10174/25089 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|