Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/25046
|
Title: | Juventude e Desenvolvimento: o caso de Timor-Leste |
Authors: | Baltazar, Maria da Saudade Costa, José António |
Editors: | Rocha, Gilberta Pavão Nunes Gonçalves, Rolando Lalanda de Medeiros, Pilar Damião |
Keywords: | Juventude Fluxos Migratórios Educação Mercado de trabalho Desenvolvimento Timor Leste |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Edições Húmus, Lda e Autores |
Citation: | Costa, J.A. & Baltazar, M.S. (2018) Juventude e Desenvolvimento: o caso de Timor-Leste. In Gilberta P. N. Rocha, Rolando L. Gonçalves, & Pilar D. de Medeiros (Org.). Juventude(s): Pensar e Agir. (pp. 379-410) Ribeirão: Húmus. ISBN: 978-989-755-314-1 |
Abstract: | Este trabalho visa diagnosticar a situação atual de Timor Leste no seu contexto socioeconómico, por regiões e territórios urbano-rurais, especificamente no caso dos jovens timorenses. A educação e o mercado de trabalho são domínios a privilegiar em articulação com os principais eixos de intervenção constantes nas políticas públicas de Timor-Leste e no Plano Estratégico de Desenvolvimento (2011-2030). Inicia-se com a enumeração de premissas teórico-conceptuais sobre a juventude como dimensão analítica dos processos de dinâmica das mudanças sociais. E segue-se a caraterização da juventude timorense no setor da educação.
O Governo e demais entidades estão fortemente empenhados na reconversão do sistema educativo, com vista ao acréscimo das qualificações dos cidadãos timorenses e consequentemente do desenvolvimento do país. O progresso alcançado tem sido muito expressivo, porém vários desafios se colocam: falta de professores qualificados e de infraestruturas adequadas, desigualdades de acesso ao ensino assim como a desatualização dos planos de estudos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/25046 |
ISBN: | 978-989-755-314-1 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | SOC - Publicações - Capítulos de Livros CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|