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http://hdl.handle.net/10174/24955
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Title: | Educação Ambiental: Fomento para a Gestão Integrada de Bacias Hidrográficas |
Authors: | Carniatto, Irene Morais, Maria Manuela Bento Oliveira, Juliana Schennia, Otaviano |
Editors: | Baganha, Denise Estorilho Rocio Vieira, Eliane Rosa, Maria Arlete |
Keywords: | Educação ambiental água sustentabilidade |
Issue Date: | Dec-2018 |
Publisher: | Curitiba: SEED:UTD |
Citation: | Carniatto, Irene; Morais, Maria Manuela; Bento de Oliveira, Juliana; Otavianno, Schennia, 2018 – Educação Ambiental: Fomento para a Gestão Integrada de Bacias Hidrográficas: 41-51 in Educação Ambiental Rumo à Escola Sustentável /Org. Baganha, D. E.; Rocio Vieria, E.; Roda M. A., Curitiba: SEED:UTD, 104p. |
Abstract: | Atualmente a magnitude da exploração dos recursos naturais se reflete em várias ações advindas dos eventos climáticos, principalmente, nos períodos de secas e cheias, nas alterações na cobertura vegetal, permeabilidade do solo, erosão e nos assoreamentos dos reservatórios naturais. Deste modo, tais ações interferem diretamente nas reservas hídricas permanentes e temporárias e causam alterações significativas na qualidade tanto das águas quanto da vida das populações. Haja vista todo o panorama climático do Planeta Terra, os ecossistemas aquáticos continentais tornaram-se uma preocupação internacional, posto que sofrem com o aumento da sua deterioração, que deriva dos mais diversos
impactos resultantes de atividades antrópicas. O conjunto múltiplo de usos da água concentra-se no suporte às diferentes atividades humanas e, constitui-se sem dúvida, uma gama de “serviços” que vão desde a geração de hidroeletricidade ao suprimento de alimentos, à navegação, ao transporte e recreação, além de outros “serviços” não tão claramente contabilizados, mas ainda mais importantes, tais como a regulação dos ciclos e a água para a vida no Planeta. Todos múltiplos usos da água produzem impactos complexos e com efeitos diretos e indiretos na economia, na saúde humana, no abastecimento público e na qualidade de vida das populações humanas e na biodiversidade, bem como interferem na qualidade dos “serviços” aquáticos superficiais e subterrâneos. Deste modo, a compatibilidade para atender aos múltiplos usos da água têm levado pesquisadores e administradores de
muitos países a buscarem soluções para o controle e a preservação dos ecossistemas, pela grande importância da água nas esferas econômica, social e ambiental. Nas duas últimas décadas, o Brasil foi cenário de reformulações institucionais legais dos procedimentos de gestão de recursos hídricos. Tais mudanças tiveram como objetivo promover a concepção de gestão das águas, enfatizando a bacia hidrográfica como unidade de gestão territorial e de intervenção do cidadão.
De modo geral, as iniciativas resultaram em um conjunto de reformas adotadas a partir das referências e experiências
internacionais de gerenciamento de recursos hídricos, postas em prática desde a década de 1960, em países como: Estados Unidos, França, Alemanha, Inglaterra e Portugal.
Reafirma-se, assim, a importância de se adotar a bacia hidrográfica como unidade de estudo, planejamento e gerenciamento de recursos hídricos, bem como de desenvolvimento econômico e social.
Tendo em consideração estes pressupostos, este capítulo teve como objetivo subsidiar a realização de uma oficina de capacitação dirigida a educadores do Estado do Paraná, sendo integrada por técnicos dos Núcleos Regionais de Educação e da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, a qual foi a realizadora desta oficina, buscando
fortalecer e direcionar o ensino no estado do Paraná. O propósito central foi atender à legislação atual: (a) a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), instituída
pela lei nº 9.433/97, que ficou conhecida como Lei das Águas; (b) a Política Estadual de Recursos Hídricos do Paraná, Lei nº 12.726/99; (c) a Política Nacional de Educação Ambiental, Lei nº 9.795/99; (d) a Política Estadual de Educação Ambiental, Lei nº 17.505/13, que instituiu no Paraná a Política Estadual de Educação Ambiental; (e). propondo ainda, como inovação nesse estudo, integrar a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil - PNPDEC,
Lei nº 12.608/12.Neste capítulo, é apresentada uma revisão sobre gestão de bacias hidrográficas, elencando os pontos positivos e a importância da educação ambiental para uma mudança de atitude rumo à sustentabilidade. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/24955 |
ISBN: | 978-85-7968-090-8 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | BIO - Publicações - Capítulos de Livros
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