Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/24895
|
Title: | Socialização Política na Escola Secundária Portuguesa: as composições entre o projeto estatal imaginado de Cidadania e as gramáticas políticas disponíveis |
Authors: | Resende, José Manuel Caetano, P. |
Issue Date: | 2009 |
Citation: | RESENDE, José Manuel; CAETANO, P. . Socialização Política na Escola Secundária Portuguesa: as composições entre o projeto estatal imaginado de Cidadania e as gramáticas políticas disponíveis. Atas do I Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2009, v. , p. 01-20. |
Abstract: | Com o propósito de compreender o renovado interesse pela socialização política
nos contextos europeu e português, procurámos reconhecer os dispositivos e referências
nos quais os actores sociais se suportam para perfazer as suas avaliações e julgamentos
críticos quanto às formas de melhor educar as crianças em sociedade tendo em conta os
interesses do bem comum. Estes julgamentos, não são arbitrários ou relativizantes, mas
manifestam a observância de um determinado requisito de obrigações (convenções), para
assim se poderem apresentar publicamente como legítimos. Como tal, eles organizam-se em
gramáticas de socialização política, as quais são também o produto da elaboração teórica de
filósofos e educadores. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/24895 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|