Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24738

Full metadata record

DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAraujo, Angélica-
dc.contributor.authorBorralho, António-
dc.date.accessioned2019-02-18T16:08:31Z-
dc.date.available2019-02-18T16:08:31Z-
dc.date.issued2018-11-17-
dc.identifier.citation5. Araujo, A. F. & Borralho, A. (2018). A Comunicação Matemática nas Aulas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras. Comunicação apresentada no Encontro de Investigação em Educação Matemática, Coimbra (Portugal), 7 e 8 de Novembropor
dc.identifier.localCoimbra-
dc.identifier.urihttp://eiem2018.spiem.pt/-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10174/24738-
dc.description.abstractNeste artigo abordamos a comunicação oral nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental e apresentamos os principais elementos que compõe este processo (mensagem, contexto, remetente, destinatário, contato e código) e suas respectivas funções. Tivemos como objetivo identificar a importância dada à comunicação nas aulas de matemática por um grupo de futuras professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Para alcançar o objetivo proposto optou-se, metodologicamente, por uma aboradagem qualitativa de cunho interpretativo, cujos dados foram oriundos a partir de um debate detalhado sobre o tema, numa turma de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemáticas e Linguagens do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (LIECML/ IEMCI/ UFPA). Da análise realizada percebemos que para as futuras professoras a comunicação oral é uma forma de interação entre professores e alunos e que esta se estabelece, principalmente, através do diálogo mediado pelo professor que é o responsável pela comunicação na sala de aula. Percebemos então, que as participantes consideram a comunicação como oral um aspecto importante e que deve estar presente nas aulas apesar de suas perspectivas de comunicação ainda estarem focadas na transmissão de conhecimentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherSociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemáticapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicação oralpor
dc.subjectAula de Matemáticapor
dc.subjectFormação Inicial de Professorespor
dc.subjectAnos Iniciaispor
dc.titleA comunicação oral nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas de futuras professoraspor
dc.typelecturepor
dc.identifier.comunicacaoA comunicação oral nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas de futuras professoras-
dc.identifier.withoralpresentationsimpor
dc.identifier.withinvitedoralpresentationnaopor
dc.identifier.withposternaopor
dc.identifier.sharewithDPEpor
dc.identifier.authoremailaraujoangel@bol.com.br-
dc.identifier.authoremailamab@uevora.pt-
dc.identifier.scientificarea229por
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleEncontro de Investigação em Educação Matemática 2018por
Appears in Collections:PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
atas-eiem-2018-vf-227-237_Angelica-Antpnio.pdf709.75 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois