DC Field | Value | Language |
dc.contributor.author | Araujo, Angélica | - |
dc.contributor.author | Borralho, António | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-18T16:08:31Z | - |
dc.date.available | 2019-02-18T16:08:31Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-17 | - |
dc.identifier.citation | 5. Araujo, A. F. & Borralho, A. (2018). A Comunicação Matemática nas Aulas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras. Comunicação apresentada no Encontro de Investigação em Educação Matemática, Coimbra (Portugal), 7 e 8 de Novembro | por |
dc.identifier.local | Coimbra | - |
dc.identifier.uri | http://eiem2018.spiem.pt/ | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10174/24738 | - |
dc.description.abstract | Neste artigo abordamos a comunicação oral nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental e apresentamos os principais elementos que compõe este processo (mensagem, contexto, remetente, destinatário, contato e código) e suas respectivas funções. Tivemos como objetivo identificar a importância dada à comunicação nas aulas de matemática por um grupo de futuras professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Para alcançar o objetivo proposto optou-se, metodologicamente, por uma aboradagem qualitativa de cunho interpretativo, cujos dados foram oriundos a partir de um debate detalhado sobre o tema, numa turma de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemáticas e Linguagens do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (LIECML/ IEMCI/ UFPA). Da análise realizada percebemos que para as futuras professoras a comunicação oral é uma forma de interação entre professores e alunos e que esta se estabelece, principalmente, através do diálogo mediado pelo professor que é o responsável pela comunicação na sala de aula. Percebemos então, que as participantes consideram a comunicação como oral um aspecto importante e que deve estar presente nas aulas apesar de suas perspectivas de comunicação ainda estarem focadas na transmissão de conhecimento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Comunicação oral | por |
dc.subject | Aula de Matemática | por |
dc.subject | Formação Inicial de Professores | por |
dc.subject | Anos Iniciais | por |
dc.title | A comunicação oral nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas de futuras professoras | por |
dc.type | lecture | por |
dc.identifier.comunicacao | A comunicação oral nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas de futuras professoras | - |
dc.identifier.withoralpresentation | sim | por |
dc.identifier.withinvitedoralpresentation | nao | por |
dc.identifier.withposter | nao | por |
dc.identifier.sharewith | DPE | por |
dc.identifier.authoremail | araujoangel@bol.com.br | - |
dc.identifier.authoremail | amab@uevora.pt | - |
dc.identifier.scientificarea | 229 | por |
degois.publication.location | Coimbra | por |
degois.publication.title | Encontro de Investigação em Educação Matemática 2018 | por |
Appears in Collections: | PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|