Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/24738
|
Title: | A comunicação oral nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas de futuras professoras |
Authors: | Araujo, Angélica Borralho, António |
Keywords: | Comunicação oral Aula de Matemática Formação Inicial de Professores Anos Iniciais |
Issue Date: | 17-Nov-2018 |
Publisher: | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática |
Citation: | 5. Araujo, A. F. & Borralho, A. (2018). A Comunicação Matemática nas Aulas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras. Comunicação apresentada no Encontro de Investigação em Educação Matemática, Coimbra (Portugal), 7 e 8 de Novembro |
Abstract: | Neste artigo abordamos a comunicação oral nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental e apresentamos os principais elementos que compõe este processo (mensagem, contexto, remetente, destinatário, contato e código) e suas respectivas funções. Tivemos como objetivo identificar a importância dada à comunicação nas aulas de matemática por um grupo de futuras professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Para alcançar o objetivo proposto optou-se, metodologicamente, por uma aboradagem qualitativa de cunho interpretativo, cujos dados foram oriundos a partir de um debate detalhado sobre o tema, numa turma de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemáticas e Linguagens do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (LIECML/ IEMCI/ UFPA). Da análise realizada percebemos que para as futuras professoras a comunicação oral é uma forma de interação entre professores e alunos e que esta se estabelece, principalmente, através do diálogo mediado pelo professor que é o responsável pela comunicação na sala de aula. Percebemos então, que as participantes consideram a comunicação como oral um aspecto importante e que deve estar presente nas aulas apesar de suas perspectivas de comunicação ainda estarem focadas na transmissão de conhecimento |
URI: | http://eiem2018.spiem.pt/ http://hdl.handle.net/10174/24738 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|