Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24718

Title: O importante é cor-de-rosa, mais do que o negro da noite - sobre o romance infanto-juvenil de Judith Kerr Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-rosa
Authors: Pereira, Cláudia Sousa
Editors: Agrelo Costas, Eulalia
Keywords: exílio
refugiado
literatura infanto-juvenil
Holocausto
Europa
diferenças culturais
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade de Santiago de Compostela
Citation: Pereira, Cláudia S. “O importante é cor-de-rosa, mais do que o negro da noite - sobre o romance infanto-juvenil de Judith Kerr Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-rosa” in AGRELO COSTAS, Eulalia (coord.) Guerras mundiais na literatura infantil e xuvenil galega. Roles femininos. Universidade de Santiago de Compostela: Santiago de Compostela. ISBN 978-84-16954-5-3. pp.162-175.
Abstract: Romance considerado um clássico da literatura mundial para a infância e juventude, escrito em 1936 e publicado em 1971, é de cariz autobiográfico. Protagonizado por Anna, alter-ego de Judith Kerr, que juntamente com os seus pais e irmão, no dia 5 de março de 1933 dia da vitória anunciada de Hitler nas eleições, deixam Berlim e iniciam uma viagem de quase três anos para um exílio ainda incerto que os faz passar, e demorar um pouco, nas tão diferentes, entre si e da Berlim natal, cidades de Zurique e Paris. Para além de se ver confrontada com uma realidade diferente do conforto do meio social intelectual burguês, não só Anna e o seu irmão Max, como toda a família, vão crescer e desenvolver características da sua personalidade nesta época, também de transição, que anuncia um dos mais negros períodos da história mundial, o Holocausto. Mais do que os lugares e as suas idiossincrasias, é o conhecimento de outros diferentes deles que os fazem querer sentir-se para além de próximos e semelhantes, únicos e com a dignidade própria da humanidade. Para trás parece ficar só uma de entre outras referências, o coelho de peluche, um brinquedo de menina que representará não só a resistência que fortalece, como a infância enquanto lugar, ainda assim, pintado de um encantador cor-de-rosa.
URI: http://hdl.handle.net/10174/24718
Type: bookPart
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
O IMPORTANTE É COR-DE-ROSA.pdf171.37 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois