Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/24699
|
Title: | Autonomia das escolas: reflexões e perspectivas |
Authors: | Verdasca, José |
Keywords: | autonomia áreas de responsabilidade concepções de administração países europeus |
Issue Date: | 2012 |
Abstract: | Esboçado este balanço teórico-especulativo, resta-nos deixar a sugestão de consulta e análise aprofundada de trabalhos que constituem referências incontornáveis da análise das experiências de autonomia das cerca de duas dezenas de escolas portuguesas que celebraram em 2008 contratos de autonomia com o Ministério da Educação, através das direções regionais de educação, como sejam os documentos “Balanço de um ano de governação das escolas por contrato” e “Serviço público de educação e níveis de autonomia na gestão das escolas”. Além do mais, o movimento que conduziu à celebração dos contratos de autonomia e que está já hoje relativamente documentado assentou, de uma certa maneira, no princípio da devolução de poderes às escolas ao considerar que alguns interesses públicos do Estado pudessem ser contratualizados e ficado a cargo das escolas novas competências. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/24699 |
Type: | other |
Appears in Collections: | PED - Publicações de Carácter Pedagógico
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|