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http://hdl.handle.net/10174/24624
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Title: | A filosofia da técnica como hermenêutica: de Freud a Heidegger e Marcuse |
Authors: | Milhano, Ângelo |
Advisors: | Duarte, Irene Filomena Borges |
Keywords: | Técnica Modernidade Hermenêutica Meta-hermenêutica Freud Heidegger Marcuse Tecnology Modernity Hermeneutics Meta-hermeneutics Freud Heidegger Marcuse |
Issue Date: | 13-Dec-2018 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A presente investigação procura demonstrar em que sentido a Filosofia da Técnica
das Humanidades poderá ser compreendida como uma crítica «meta-hermenêutica» da
modernidade. Para tal, esta investigação assenta as suas raízes sobre a problematização
filosófica que Heidegger e Marcuse desenvolvem acerca da relação que se estabelece
entre a técnica e a linguagem no decurso da modernidade tardia, tomando o «mal-estar»
cultural diagnosticado por Freud no início do séc. XX como o seu ponto de partida.
Tal empreendimento veio a ser construído em dois momentos. O primeiro diz
respeito à delimitação de um estado da arte, que procura fornecer os fundamentos
necessários para o levantamento da questão que inquire pelo caráter «metahermenêutico
» da crítica da modernidade que está patente na Filosofia da Técnica das
Humanidades — designação da qual nos viemos apropriar a partir de Carl Mitcham.
Reflete-se, por isso, neste primeiro momento, acerca de alguns dos mais importantes
desenvolvimentos que compõem a investigação feita em Hermenêutica e Filosofia da
Técnica, com o intuito de legitimar a questão à qual esta investigação se pretende
apresentar como uma possível resposta.
Num segundo momento, procurar-se-á responder à questão acerca do caráter
«meta-hermenêutico» da Filosofia da Técnica das Humanidades. Refletindo acerca das
problematizações filosóficas da técnica que são avançadas por Heidegger e Marcuse —
enquanto dois dos principais impulsionadores da Filosofia da Técnica Contemporânea
—, procurar-se-á demonstrar ao leitor como neles se manifesta, desde logo, uma crítica
«meta-hermenêutica» da modernidade tardia. Esta crítica que procura ser evidenciada,
vem por sua vez denunciar a crescente tecnificação da linguagem como um dos
principais determinantes da conceção técnica do mundo que tem vindo a demarcar todo
o pensamento moderno, e que se tem vindo assim a impor como um dos principais
problemas a pensar pelo humanismo contemporâneo; Abstract:
Philosophy of Technology as Hermeneutics: From Freud to Heidegger and Marcuse
The present research intends to demonstrate how Humanities Philosophy of
Technology can be understood as a «meta-hermeneutical» critique of modernity. This
research lays its roots upon the philosophical problematization that Heidegger and
Marcuse develop concerning the relationship that, throughout modernity, has been
established between technology and language, taking the «cultural discontent» that
Freud diagnoses at the beginning of de twentieth century as its point of departure.
Such an undertaking came to be built in two moments. The first concerns the
delimitation of a state of the art, that seeks to provide the necessary foundations for the
raising of the question that inquires about the «meta-hermeneutical» character of the
critique that underlies Humanities Philosophy of Technology — a designation coined by
Carl Mitcham’s work. It is therefore reflected upon some of the most important
developments that make up the research that has been made in contemporary
Hermeneutics and Philosophy of Technology, always under the intention of legitimizing
the question to which this thesis attempts to present itself as a possible answer.
In the second moment, an attempt shall be made to answer the question that
inquires about the «meta-hermeneutical» character of Humanities Philosophy of
Technology. Reflecting upon the problematization that Heidegger and Marcuse — as
two of the most influential philosophers of technology — develop concerning modern
technology as a starting point, we shall try to demonstrate how, in the thought of both of
these authors, a «meta-hermeneutical» critique of modernity is already laid upon. This
critique, which seeks to be evidenced throughout this research, denunciates the evergrowing
technification of language as one of the major determinations of the technical
conception of the world that rules over modern thought, and that has also been imposed
as the most important problem to be thought upon by contemporary humanism. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/24624 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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