Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24587

Title: Influência das redes sociais na formação escolar
Authors: Abrantes, António
Ribeiro, Luís Pedro Vieira
Silva, Carlos Alberto da
Rodrigues, Sónia Isabel
Reis, Mónica Vanessa
Azevedo, Kevin Barros
Almeida, Rui Pedro
Madeira, Mélanie
Keywords: Identidade Profissional,
Redes Sociais
Formação Académica
Issue Date: Dec-2018
Publisher: CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais
Citation: Abrantes, A., Ribeiro, L., Silva, C., Rodrigues, S., Reis, M., Azevedo, K, Almeida, R., & Madeira, M. (2018). Influência das redes sociais na formação escolar. in J. Fialho, M. Baltazar, J. Saragoça, & M. Santos (org.), Livro de Atas do 2º Congresso Internacional de Redes Sociais (CIReS) - Redes Sociais: perspetivas e desafios emergentes nas sociedades contemporâneas (7 e 8 junho 2018, Auditório do Colégio Espírito Santo da Universidade de Évora) (pp.204-224). Évora: CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais.
Abstract: O presente estudo pretendeu avaliar se as competências e características que os estudantes percecionam como adquiridas no final do curso superior vão ao encontro das exigências sociais e científicas ditadas pelos padrões da sua atividade profissional. A profissão estudada engloba dois momentos de formação, sendo um percurso escolar e um outro mais curto denominado de ensino clínico. É, portanto, neste último momento de tirocínio que se constrói uma “Rede de trabalho ou consulta”, que sendo uma rede informal é detentora de informações técnicas que facilitam o cumprimento dos objetivos organizacionais. Com recurso a um inquérito por questionário, aplicamos o instrumento a profissionais atualmente em exercício, assim como aos alunos do 4º ano do Curso de Licenciatura em Estágio Clínico. Conclui-se que existe uma descontinuidade entre os processos de socialização escolar e os processos de socialização profissional, podendo-se considerar que o culminar de ruturas entre os pressupostos profissionais e as competências efetivas adquiridas pelos estudantes no final do Curso advém das poucas oportunidades de exercício prático oferecidas durante o processo de formação superior.
URI: http://hdl.handle.net/10174/24587
Type: lecture
Appears in Collections:CICS.NOVA - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
doc07 Pag 204-224 livro_Atas_2cires2018 - %22INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA FORMAÇÃO ESCOLAR%22.pdf900.13 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois