|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/24587
|
Title: | Influência das redes sociais na formação escolar |
Authors: | Abrantes, António Ribeiro, Luís Pedro Vieira Silva, Carlos Alberto da Rodrigues, Sónia Isabel Reis, Mónica Vanessa Azevedo, Kevin Barros Almeida, Rui Pedro Madeira, Mélanie |
Keywords: | Identidade Profissional, Redes Sociais Formação Académica |
Issue Date: | Dec-2018 |
Publisher: | CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais |
Citation: | Abrantes, A., Ribeiro, L., Silva, C., Rodrigues, S., Reis, M., Azevedo, K, Almeida, R., & Madeira, M. (2018). Influência das redes sociais na formação escolar. in J. Fialho, M. Baltazar, J. Saragoça, & M. Santos (org.), Livro de Atas do 2º Congresso Internacional de Redes Sociais (CIReS) - Redes Sociais: perspetivas e desafios emergentes nas sociedades contemporâneas (7 e 8 junho 2018, Auditório do Colégio Espírito Santo da Universidade de Évora) (pp.204-224). Évora: CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais. |
Abstract: | O presente estudo pretendeu avaliar se as competências e características que os estudantes percecionam como adquiridas no final do curso superior vão ao encontro das exigências sociais e científicas ditadas pelos padrões da sua atividade profissional. A profissão estudada engloba dois momentos de formação, sendo um percurso escolar e um outro mais curto denominado de ensino clínico. É, portanto, neste último momento de tirocínio que se constrói uma “Rede de trabalho ou consulta”, que sendo uma rede informal é detentora de informações técnicas que facilitam o cumprimento dos objetivos organizacionais.
Com recurso a um inquérito por questionário, aplicamos o instrumento a profissionais atualmente em exercício, assim como aos alunos do 4º ano do Curso de Licenciatura em Estágio Clínico.
Conclui-se que existe uma descontinuidade entre os processos de socialização escolar e os processos de socialização profissional, podendo-se considerar que o culminar de ruturas entre os pressupostos profissionais e as competências efetivas adquiridas pelos estudantes no final do Curso advém das poucas oportunidades de exercício prático oferecidas durante o processo de formação superior. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/24587 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|