Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24495

Title: Avaliação geoquímica e remediação de sedimentos contaminados num estreito afluente do Rio São Francisco (MG, Brasil)
Authors: Fonseca, Rita
Pinho, Catarina
Araújo, António
Keywords: Contaminação
Metais pesados
Remediação
Sedimentos de rio
Issue Date: 2018
Publisher: Vulcânica, Revista portuguesa de Vulcanologia
Citation: Fonseca, R.; Pinho, C.; Araújo, A. (2018) Avaliação geoquímica e remediação de sedimentos contaminados num estreito afluente do Rio São Francisco (MG, Brasil). X Congresso Nacional de Geologia. Vulcânica, Revista portuguesa de Vulcanologia, vol. II 2018, pp. 433-436.
Abstract: Apesar de um elevado caudal, o Rio São Francisco (Brasil) tem sido progressivamente afectado por fontes poluentes com origem na indústria mineira. Uma dessas indústrias, localizada na sua margem no Estado de Minas Gerais, na consequência da produção de ligas de zinco através do tratamento de minério sulfuretado e silicatado e da ausência de regulamentação ambiental apropriada durante os primeiros anos de actividade, provocou graves problemas ambientais que ainda hoje persistem, em toda a área circundante, particularmente num pequeno curso de água afluente (Consciência). Embora muitos dos resíduos tenham sido removidos e depositados em estruturas de contenção apropriadas, elevados teores de sulfatos, arsénio e metais (Zn, Cd, Pb, Co, Cu) estão concentrados nos sedimentos que facilmente os libertam para a coluna de água, transferindo-os para o todo o meio e atingindo frequentemente a margem oposta do rio. Face ao problema de extensão desta contaminação e à legislação ambiental recente, a empresa pretendeu monitorizar os níveis críticos destes metais em solos, planícies aluvionares e linhas de água envolventes e eliminar os principais focos de poluição, para aplicação posterior de medidas de remediação
URI: http://hdl.handle.net/10174/24495
Type: lecture
Appears in Collections:GEO - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
ICT - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Fonseca et al.pdf348.4 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois