|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/24081
|
Title: | O Português Língua Adicional no contexto universitário de Portugal. Materiais didáticos online. |
Authors: | Silva, Ana Alexandra Marçalo, Maria João |
Keywords: | ensino português língua estrangeira |
Issue Date: | 28-Jun-2018 |
Abstract: | O conceito de Língua Adicional concorre com outros conceitos, Língua Estrangeira, L2, Língua Não Materna, entre outros, apresentando, no entanto, especificidades próprias. Este estudo insere-se no âmbito da Linguística Aplicada e utiliza como referência tanto estudos linguísticos do português: CASTILHO, A. (2010), MARÇALO, M. J. (2009), quanto estudos sobre a didática das línguas: MENDES, E. (1994), DIADORI (2000), OSÓRIO, P. e MAYER, R.M. (2008). É nossa intenção discutir conceitos e afinar instrumentos terminológicos que permitam um diálogo profícuo entre os estudos atinentes ao PLA que têm vindo a ser desenvolvidos sobretudo no Brasil e em Portugal.
Os alunos de Português Língua Estrangeira na Universidade de Évora são essencialmente alunos em mobilidade, que não cursando línguas querem, no entanto, aprender a língua do país onde optaram por fazer a sua mobilidade. Existe uma motivação ligada à necessidade de sobreviver num país que não fala a sua língua e também a vontade de apreender a cultura desse mesmo país. No caso de um aluno de nacionalidade espanhola que deseje aprender o português na sua Universidade, não conseguimos identificar o mesmo tipo de motivações. Então, aí, podemos considerar que o português funcionará como uma língua adicional. Como é evidente, os contextos (de imersão total, ou de aprendizagem formal em sala de aula) são completamente diferentes. Existe, no entanto, algo em comum: a aprendizagem da língua e da cultura associada.
É nossa intenção apresentar algumas unidades didáticas que poderão ser utilizadas por professores de PLA. São unidades didáticas destinadas ao público universitário, mas que facilmente podem ser adaptadas a outros públicos. Estas versam conteúdos linguísticos, utilizando a cultura como meio. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/24081 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | CEL - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|