|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/24009
|
Title: | Uma Aprendizagem das Ciências Naturais e Exatas através do Património e da Arte |
Authors: | Nunes, Margarida Ferreira, Teresa |
Editors: | Almeida, Fernando Remião, Fernando José Fernando, Oliveira Luís, Castro Maria Amélia, Ferreira Patrícia, Rosado Pinto Pedro, Neto Rita, Cadima |
Keywords: | ensino superior inovação património cultural |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Instituto Politécnico de Setúbal |
Citation: | Margarida Nunes, Teresa Ferreira, Uma Aprendizagem das Ciências Naturais e Exatas através do Património e da Arte, Proceedings of CNaPPES – 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, coordenador da publicação: Patrícia Rosado Pinto, editores: Fernando Almeida, Fernando Remião, José Fernando Oliveira, Luís Castro, Maria Amélia Ferreira, Patrícia Rosado Pinto, Pedro Neto, Rita Cadima, Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal, 2018, pp. 131-136. ISBN 978-989-99598-9-7 |
Abstract: | Durante o projeto INICI(AR)3 - INiciação à Investigação CIentífica aplicada às ARtes,
ARqueologia e ARquitetura, 17 alunos de 1º ciclo dos cursos de Bioquímica, Biotecnologia
e Geologia da Universidade de Évora foram integrados em equipas de investigação no
Laboratório HERCULES, uma infraestrutura dedicada ao estudo do património cultural.
O contacto direto com docentes,investigadores e alunos em diferentes níveis de estudos,
em ambiente não formal, revelou-se um agente de motivação para a aprendizagem em ambiente formal. A multidisciplinariedade nas abordagens ao estudo do património cultural permitiu ainda aos alunos participantes a interligação entre o trabalho de investigação e conceitos aprendidos nas unidades curriculares dos cursos frequentam. A avaliação do projeto, através de um questionário de opinião, revelou que o
projeto atingiu as expectativas para a totalidade dos alunos participantes. Um novo
questionário respondido dois anos após o término do projeto confirmou a importância que os alunos atribuíram ao projeto no seu processo de aprendizagem. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/24009 |
ISBN: | 978-989-99598-9-7 |
Type: | article |
Appears in Collections: | QUI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings HERCULES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|