|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/23916
|
Title: | Educação, luta de classe, revolução. Objetividade e subjetividade no dispositivo teórico de Marx |
Authors: | Viparelli, Irene |
Issue Date: | 2011 |
Citation: | «Educação, luta de classe, revolução. Objetividade e subjetividade no dispositivo teórico de Marx», Germinal: Marxismo e educação em debate, Londrina (Paraná), vol. 3, n. 1 (jan.-fev. 2011), pp. 91-102 (ISSN 2175-5604. Indexação: BBE; CAPES; LATINIDEX; DOAJ; RCAAP; CAPES B2). Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/germinal. |
Abstract: | presente artigo propõe-se indagar a relação entre educação, luta de classe e revolução a partir do Manifesto e dos “textos históricos” de Marx relativos à revolução de 1848. Em uma primeira parte tal confronto se revelerá fecundo por iluminar as características fundamentais do dispositivo teórico marxiano: rejeitando tanto as interpretações “objetivistas” quanto as “subjetivistas”, a teoria da história de Marx resulta ser fundada sobre duas temporalidades, uma linear, a outra cíclica. Estas definem uma relação eminentemente dialética entre objetividade e subjetividade histórica. Na segunda parte o mesmo confronto servirá, ao contrário, para mostrar como Marx “concretamente” se representa o processo pelo qual o proletariado chega a adquirir uma consciência revolucionária madura. Longe de considerá-lo como o “simples” desenvolvimento da consciência de classe proletaria, Marx concebe tal processo muito mais como um percurso complexo, em que estão implicadas todas as classes sociais. Enfim, a última parte é dedicada a mostrar “empiricamente” tal dispositivo teórico em ação: através das análises de Marx sobre o desenvolvimento das lutas de classe na França, se mostrará “praticamente” a absoluta centralidade da dimensão educativa na concepção marxiana da história |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23916 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CICP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|