|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/23843
|
Title: | A Formação de Educador@s e Professor@s: Olhares a partir da UniverCidade de Évora |
Authors: | Balça, Angela Pomar, Clarinda Costa, Conceição Bezelga, Isabel Moreira, Lurdes Magalhães, Olga |
Editors: | Balca, Ângela Pomar, Clarinda Costa, Conceição Bezelga, Isabel Moreira, Lurdes Magalhães, Olga |
Keywords: | Formação docente Universidade Cidade |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Na atual sociedade em constante mudança, a informação aumenta exponencialmente e encontra-se acessível através das formas de comunicação digitais, abrindo novas portas ao conhecimento. Surgem novas formas de trabalho, reinventam-se culturas e práticas sociais, as crianças assumem novos protagonismos e direitos, ao mesmo tempo em que se assiste a crescentes desigualdades e fragmentações sociais, económicas e culturais. O papel do/a professor/a e do/a educador/a bem como a sua formação têm sido objeto de questionamentos, reivindicando-se novos rumos para uma profissão complexa, social e culturalmente implicada na construção de um futuro sustentável. Este livro pretende contribuir para este debate e refletir acerca de projetos de formação de educadores/as de infância e professores/as do 1.º ciclo do ensino básico capazes de edificar uma nova profissionalidade adequada aos desafios de educar crianças na sociedade de hoje.
Tomamos como “estudo de caso” a formação de educadores/as e professores/as na UniverCidade de Évora, partilhando práticas de formação a partir de diferentes vozes: estudantes, docentes, educadores/as e professores/as cooperantes, agentes culturais e cívicos da cidade de Évora. A participação de profissionais e investigadores/as de diversos contextos nacionais e estrangeiros, partilhando a sua investigação, as suas práticas de formação e os fundamentos teóricos que as sustentam, vem ampliar o diálogo entre o pensar globalmente e o agir localmente na construção dos projetos inovadores de formação para a docência na infância. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23843 |
Type: | book |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|