Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/23806

Title: O contributo da revolução europeia de 1848 à teoria revolucionária de K. Marx
Authors: Viparelli, Irene
Issue Date: 2009
Citation: «O contributo da revolução europeia de 1848 à teoria revolucionária de K. Marx», Humanidades em Revista, Universidade Regional do Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, n. 8 (jan.-jun. 2009), pp. 53-77 (ISSN 1413-0599. Indexação: LATINDEX; SUMÁRIO.ORG).
Abstract: “Uma nova revolução só è possível na sequência de uma nova crise. É, porém, tão certa como esta”. Este princípio teórico foi a descoberta fundamental e o grande contributo da revolução de 1848: não foi só o pressuposto de uma nova perspectiva política anti ideológica, que levou Marx a criticar violentamente os projectos conspiradores dos democráticos exilados em Londres e provocou a cisão na asa Willich-Schapper da reconstruída Liga do comunistas, mas sobretudo foi um meio de autocrítica fundamental. De facto a individuação da ligação intrínseca entre crise e revolução impôs uma radical problematização da teoria marxiana que teve que deixar os pressupostos ideológicos dos últimos resíduos de “filosofia da história” que, no limiar da revolução, ainda inibiam a formulação de uma teoria revolucionária orgânica e coerente em tudo.
URI: http://hdl.handle.net/10174/23806
Type: article
Appears in Collections:CICP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
18. Viparelli. O contributo da revolução europeia de 1848 à teoria revolucionária de K. Marx.pdf189.31 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois