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http://hdl.handle.net/10174/23763
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Title: | INTERVENÇÕES PATRIMONIAIS EM DOIS ANTIGOS CENÓBIOS FRANCISCANOS: S. FRANCISCO DA CIDADE EM LISBOA E S. FRANCISCO EM ÉVORA [PORTUGAL] |
Authors: | Tereno, Maria do Céu Monteiro, Maria Filomena |
Keywords: | Conventos Franciscanos; Património; Cartografia; Iconografia. Franciscan Convents; Patrimony; Cartography; Iconography. |
Issue Date: | Sep-2018 |
Publisher: | Faculdade de Belas Artes de Lisboa |
Abstract: | RESUMO:
Pretende-se analisar o património constituído por dois antigos conventos franciscanos (S. Francisco da Cidade em Lisboa e S. Francisco em Évora) perceber a sua evolução através da análise carto-iconográfica e comparar as intervenções realizadas diacronicamente. Fundamental é, também, percecionar a marca que estas duas casas religiosas deixaram na cidade (como um património que atravessou gerações e vicissitudes várias), e o contributo que deram para o respetivo desenvolvimento. O Convento de São Francisco da Cidade foi fundado em 1217. Trata-se de um vasto conjunto composto pelos espaços utilizados na atualidade pelos Museus Nacional de Arte Contemporânea e do Chiado (que abrangia o espaço da antiga Igreja de São Francisco) e alas conventuais, onde se situam a Faculdade de Belas Artes de Lisboa e Academia Nacional de Belas Artes. O Convento de S. Francisco de Évora foi fundado cerca de 1224. Do antigo convento restam vestígios da igreja gótica e uma parte do claustro. Presentemente a igreja mantém-se aberta ao culto, e parte do conjunto foi convertido em museu, que alberga a Capela dos Ossos. Em 1834 estes complexos monásticos ficaram devolutos, sendo preenchidos por distintas ocupações ao longo do tempo. Realizar-se-á um estudo comparativo do que ocorreu a ambos os conjuntos, utilizando como documentação indispensável a cartografia e iconografia conhecidas sobre estas cidades, bem como sobre os dois conventos em apreço, para além de outra documentação considerada relevante.
ABSTRACT:
The purpose of this study is to analyse the heritage of two old Franciscan convents (S.th. Francis of the City in Lisbon and S.th. Francis in Evora), and understand their evolution through carto-iconographic analysis and comparing the interventions made diachronically. It is also of the utmost importance to perceive the imprint that these religious houses left in the city (as they are heritage that crossed generations and numerous vicissitudes), as well as the contribute they gave to their respective development. S.th. Francis of the City was founded in 1217. It was a vast compound composed by the spaces that are currently occupied by the National Museum of Contemporary Art and the Chiado Museum (which also embraced the grounds of the old church of S.th. Francis) and the convent wings, where the Lisbon Faculty of Fine Arts and the Nacional Academy of Fine Arts are located. S.th. Francis of Évora was founded around 1224. Of this convent only remain traces of the gothic church and part of the cloister. Nowadays, the church remains open to the cult, and part of the set was transformed into a museum, which holds the Bones Chapel. After 1834, these monastic sets became empty, and were assigned with several distinct occupations. A comparative study of what happened to both sets will be carried out using as fundamental documentation the cartography and iconography known about these cities, as well as, about these two convents, recurring also to any other documentation found relevant for the subject at hand. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23763 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | ARQ - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
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