|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/23755
|
Title: | Ir, ver, sentir e aprender: Humanidades digitais para um turismo religioso criativo |
Authors: | Guerreiro, Dália Roque, Maria Isabel Forte, Maria João |
Editors: | Santos, Perna, Margarida Custódio Santos, José António C. Perna, Fernando Pereira, Luís Nobre Renda, Ana Isabel |
Keywords: | humanidades digitais património cultural peregrinação turismo cultural turismo religioso |
Issue Date: | Nov-2018 |
Publisher: | Universidade do Algarve, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo |
Citation: | Roque, M., Guerreiro, D, & Forte, M.(2018) Ir, ver, sentir e aprender: Humanidades digitais para um turismo religioso criativo, IN J.A. Santos (Coord.Ed.), TMS - conference series (2018): Sustentabilidade o futuro do turismo (pp. 513-530).Loulé, Universidade do Algarve, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo. |
Abstract: | O turismo religioso, no contexto da sociedade pós-moderna e posteriores desenvolvimentos, enfrenta os efeitos da secularização e do abandono de crenças e cultos antigos, percecionados enquanto manifestações culturais. Por seu turno, quer o peregrino, que assimila o espaço religioso na sua dimensão espiritual, quer o turista comum que procura a componente patrimonial, precisam de estratégias de comunicação para a compreensão integral do lugar. A revisão de literatura centra-se em estudos relativos ao turismo religioso e à mediação cultural em torno do património, como método basilar de investigação para a descrição e análise do fenómeno. Pretende-se identificar e avaliar estratégias de comunicação e difusão do conhecimento, equacionando-se, como hipótese, o papel relevante das humanidades digitais para uma mais ampla e correta perceção dos lugares de destino, nas suas múltiplas dimensões tangíveis e intangíveis. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23755 |
ISBN: | 978-989-8859-50-1 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|