Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/23738

Title: Design, Biomimética e Transdisciplinariedade: Estratégias Sustentáveis com foco na Inovação
Authors: Secca Ruivo, Inês
Carlan P., Carina
Editors: Macedo Quaresma, Débora Maria de
Soldatelli Valente, Patricia
Keywords: Design
Biomimética
BioEco-Inovação
Sustentabilidade
Ensino-transdisciplinar
Issue Date: 2018
Publisher: Appris Editora
Citation: Secca Ruivo, I., Carlan C. P. (2018). Design, Biomimética e Transdisciplinariedade: Estratégias Sustentáveis com foco na Inovação. In No Contínuo da Sustentabilidade, Ed. por Débora Quaresma & Patrícia Soldatelli (pp. 207-226). Curitiba: Appris Editora. ISBN: 978-85-473-1087-5
Abstract: Nos últimos anos, a exploração da ciência Biomimética como potencial fonte de inovação tem sido alvo de um investimento crescente por parte de investigadores e profissionais de diversas áreas. O presente artigo aborda o tema da aplicação de processos Biomiméticos ao Design, tendo como base matricial o alcance de resultados BioEco-Inovadores. Por outro lado, não obstante a sua emergência - particularmente no contexto da oferta formativa superior em Design -, o processo de trabalho efetivamente transdisciplinar é atualmente assumido como motor fomentador de maior criatividade e de mais oportunidades de inovação. É assim propósito deste artigo, contribuir para a reflexão crítica sobre a delimitação e aplicação de métodos transdisciplinares de inovação, explorados em processo de Design, que se afirmem como promotores de BioEco-Inovação, segundo modelos passíveis de serem integrados académica e profissionalmente. Com vista à construção de soluções artificiais sustentáveis, mais próximas das estratégias de eficácia e de eficiência da própria natureza, pretende-se com esta proposta colaborar para a gradual integração de práticas biomiméticas transdisciplinares, na formação de futuros e de atuais designers.
URI: http://hdl.handle.net/10174/23738
ISBN: 978-85-473-1087-5
Type: bookPart
Appears in Collections:CHAIA - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Abstract_Biomimetica_Transdisciplinariedade_Estrategias_Sustentaveis_Inovacao.pdf52.48 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois