Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/23732

Title: Alentejo: na demanda de um ethos musical
Authors: Nascimento, João
Advisors: Bochmann, Christopher
Keywords: Linguagem e metalinguagem
Gesto e palavra
Fio de Ariane
Orografia e textura musical
Language and metalanguage
Gesture and word
Ariadne´s string
Orography and musical texture
Issue Date: 27-Jul-2018
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Pesquisar a relação entre a escrita musical de três compositores que residem no Alentejo - Christopher Bochmann, Amílcar Vasques Dias, João Nascimento - e os aspetos históricos, geográficos, etnográficos e antropológicos da região é o domínio da primeira parte desta investigação. A Demanda de um ethos musical trata da reflexão sobre a possibilidade de se estabelecer uma conexão entre o ato criativo revisto em determinados gestos musicais [objetos musicais] e elementos estruturais da cultura alentejana [substância alentejana] num tempo em que predomina o estilo individual do compositor e o efeito de um mundo global que escurece a perspetiva identitária do local. Relacionar gestos ou aspetos musicais com dimensões geográficas e culturais implicou indagar sobre a possibilidade de conceber a música como representante de algo mais do que sons. Na sua conclusão esta investigação entende que a identidade musical alentejana, porque o perfil do compositor contemporâneo é o da individualidade e o da originalidade, dificilmente pode ser reconhecida. Percebe-se, contudo, que na subliminar intencionalidade criativa do compositor subsiste um plano de fundo comum, que se denominou por pressuposto básico e que resulta da interação com os elementos da própria substância alentejana. O reconhecimento de alguma proximidade de significado entre determinado gesto musical e um certo elemento da substância foi estruturado num sistema relacional. Não haverá um estilo musical alentejano reconhecido mas haverá, por certo, um ethos musical comum aos três compositores. A segunda parte deste trabalho inclui um conjunto de obras musicais, para diversas formações, com referências ao Alentejo e que paralelamente a este processo de investigação foram escritas procurando realizar a matéria desta investigação. A última destas obras, Alentejo Devido, resume um conjunto de gestos, procedimentos e pensamentos musicais que se intentam como particularmente alentejanos; Abstract: Alentejo: The Demand for a musical ethos To research the relation between the musical writing of three composers that reside in the Alentejo - Christopher Bochmann, Amílcar Vasques Dias and João Nascimento and the historical, geographic, ethnographic and anthropological aspects of the region are the domain of the first part of this study. The Demand for a musical ethos deals with the reflection on the possibility of establishing a connection between the revised creative art in certain musical gestures [musical objects] and the structural elements in the Alentejo culture [alentejo substance] in a time that prevails the personal style of the composer and the effect of a global world that shadows the perspective of local identity. To relate musical gestures or musical aspects with geographical and cultural dimensions implied to question about the possibility of understanding music beyond only sounds. One comes to the conclusion that the Alentejo musical identity can't be easily recognized due to the profile of the contemporary composer being of individual and original style. However it is understood that in the composer's subliminal creative intentionality there is a common background that was denominated by basic assumption and is the result of the interaction with the elements of the self Alentejo substance. The recognition of some similarity between a certain musical gesture and a certain element of the substance was structured in a relational system. There won't be a recognized Alentejo musical style but for sure there will be a common musical ethos for the three composers. The second part of this task includes a set of musical works for different formations (levels), with reference to the Alentejo and in parallel to this process of study which were written in aiming to realize the material for this investigation. The last of these works, Alentejo Devido, summarizes a set of gestures, procedures and musical thoughts that are purely from Alentejo.
URI: http://hdl.handle.net/10174/23732
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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Estreia Chocalhofone Alentejano_Igreja Matriz_Alcáçovas.avi64.07 MBaudio/basicView/Open
Lied I.m4a10.98 MBaudio/basicView/Open
Lampoons I..aiff31.53 MBAIFFView/Open
Essay IX.m4a13.92 MBaudio/basicView/Open
I - Aaquem Tejo.wav8.67 MBWAVView/Open
II - Valsa Mandada.wav20.25 MBWAVView/Open
Unha-gata audio A V Dias.aiff107.28 MBAIFFView/Open
VI - Alentejo devido Ponte de Sor 5.11.2017.WAV163.36 MBWAVView/Open
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III - Regresso Alentejano.wav8.7 MBWAVView/Open
II - Canto do Mocho.wav24.15 MBWAVView/Open
I - Simila.wav29.54 MBWAVView/Open
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I - Aaquem Tejo.wav8.67 MBWAVView/Open
I - Mandala d'um alentejano rev.mp31.33 MBaudio/basicView/Open
II - Ai marido de minh'alma que Deus te levou rev.mp31.3 MBaudio/basicView/Open
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IV - Minimal frenético rev.mp3634.73 kBaudio/basicView/Open
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VII - E corre uma aragem na planuea alentejana.wav17.62 MBWAVView/Open
VII - swing andando.mp31.42 MBaudio/basicView/Open
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