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Title: Arte Moderna e Desporto ‘para o Povo’ na Ação da Fundação Calouste Gulbenkian no Iraque
Other Titles: Modern art and sport 'for the People' in the Calouste Gulbenkian Foundation’s operations in Iraq
Authors: Costa Agarez, Ricardo
Editors: Paulino, Carla
Campino, Ana
Keywords: Bagdade
Arquitetura
Keil do Amaral
Carlos Ventura Ramos
Jorge Sotto-Mayor de Almeida
Issue Date: Oct-2018
Publisher: Fundação Calouste Gulbenkian
Citation: Agarez, R. “Arte Moderna e Desporto ‘para o Povo’ na Ação da Fundação Calouste Gulbenkian no Iraque”. In C. Paulino e A. Campino (eds.), Arte e Arquitetura Entre Lisboa e Bagdade: A Fundação Calouste Gulbenkian no Iraque, 1957-1973 (Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2018. ISBN 978-989-8758-54-5), 18-32.
Abstract: O ‘Gulbenkian Hall’ do Museu Nacional de Arte Moderna do Iraque foi projetado e construído entre 1957 e 1962 como oferta da Fundação Calouste Gulbenkian ao povo iraquiano. Quis-se apoiar a criação e educação artísticas locais dotando Bagdade com o primeiro espaço expositivo desenhado de raiz para a arte moderna. Quis-se também demonstrar prontamente a capacidade da Fundação para, no quadro dos seus fins estatutários, ajudar a criar a infraestrutura cultural, educacional, científica e assistencial do Iraque contemporâneo: desde 1957 dirigiu-se a este propósito uma parte das receitas da exploração petrolífera – em grande parte ali realizada – que suportavam a instituição. No equilíbrio delicado entre garantir o futuro de uma atividade económica essencial e perseguir os seus objetivos filantrópicos originais, a Fundação colaborou de modos diversificados e significativos no fortalecimento da espinha dorsal material e intelectual iraquiana. A arte e a arquitetura jogaram aqui um papel especial. O ‘Gulbenkian Hall’ foi o balão-de-ensaio para a realização do grande complexo desportivo de Bagdade: o Estádio Al-Shaab (‘do Povo’), inaugurado em novembro de 1966, quis dar prova definitiva da competência técnica e disponibilidade financeira da instituição para apoiar a educação, não apenas cultural, mas também física, dos iraquianos. Para marcar a conclusão do projeto-irmão do da Sede e Museu em Lisboa, a Fundação organizou em Bagdade a Semana Cultural Gulbenkian, levando ao ‘Gulbenkian Hall’ uma amostra do que viria a constituir a sua Coleção Moderna; na ocasião, reforçou esta política de promoção da criação artística contemporânea adquirindo novas obras para o seu (hoje raro) Núcleo de Arte Iraquiana e desenvolvendo os apoios à formação de jovens artistas iraquianos, bolseiros Gulbenkian em cidades europeias. A criação de condições para a prática artística no Iraque incluiu assim a construção e equipamento de estruturas, a aquisição de obras e a formação de artistas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/23714
Type: bookPart
Appears in Collections:ARQ - Publicações - Capítulos de Livros
CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros

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