Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/23696

Title: O legado de Pablo de Sarasata
Authors: Silva, Lígia Maria Leitão Soares
Advisors: Sá, Vanda de
Keywords: Sarasate
Violino
Virtuosidade
Técnica
Estudo
Sarasate
Violin
Virtuosity
Technique
Practice
Issue Date: 12-Oct-2018
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Tese sobre o papel de Pablo de Sarasate como violinista/compositor e a sua contribuição para o desenvolvimento da técnica violinística. Pretende-se demonstrar por que motivo as obras de virtuosidade são importantes e dar a conhecer o contributo de Sarasate para o desenvolvimento da técnica violinística através de composições diversas como fantasias e reminiscências de óperas, peças de salão ou obras inspiradas por peças populares Europeias, demonstrando, assim, o importante papel pedagógico do violinista espanhol, embora este nunca se tenha dedicado ao ensino. É dada especial atenção ao fenómeno da virtuosidade, do virtuosismo no Século XIX e a Paganini e Liszt, que se constituíram como os dois principais virtuosi que abriram caminho para Sarasate. Este violinista, distingue-se por ter escrito obras curtas com especificidades técnicas isoladas de uma tal forma no contexto do discurso musical, que se constituem, em grande medida, como estudos musicais de concerto e, no caso particular do seu legado, é analisado o seu duplo papel como violinista e compositor. Um dos objectivos deste trabalho é o de preencher lacunas no campo do conhecimento e aprofundar a compreensão das obras de Sarasate através da análise das suas técnicas de composição que, de uma maneira progressiva, possibilitam a execução de repertório ambicioso sob o ponto de vista técnico. Serão abordados vários aspectos técnicos e analisados segundo um enfoque novo, na medida em que se deseja valorizar e avaliar a sua relevância no quadro do desenvolvimento técnico próprio aos estudos graduais. Em virtude de este ser um Doutoramento em Música e Musicologia na área de especialização de Interpretação, há lugar à realização de três recitais, nos quais são incluídas obras de Pablo de Sarasate e onde se poderão observar alguns dos problemas técnicos descritos nesta tese e a forma encontrada para os ultrapassar. Sublinha-se a complementaridade entre o estudo bibliográfico e analítico e a praxis instrumental, uma vez que um dos aspectos inovadores desta tese recai precisamente nesta estreita articulação com a sistematização de problemas de execução violinística; Abstract: THE LEGACY OF PABLO DE SARASATE Dissertation on the role of Pablo de Sarasate (1844-1908) as violinist/composer and his contribution to the development of violin technique. The intention is to explain and study the importance of virtuoso works and the contribution of Sarasate to the development of violin technique through his works, whether they are fantasies and reminiscences of operas, salon pieces or compositions inspired by popular European melodies, thus demonstrating the important pedagogical role of this Spanish violinist, although he never practised as a teacher. Particular attention is given to the phenomenon of virtuosity, virtuosity in the nineteenth century, and Paganini and Liszt, the two leading virtuosi who paved the way for Sarasate. This violinist stands out because he wrote short works with technical particularities isolated in such a way in the context of the musical discourse, that they are, to a great extent, as concert musical studies. In addition, in the specific case of his legacy, his dual role as violinist and composer is analyzed. One of the objectives of this work is to fill gaps in the field of knowledge and to deepen the understanding of the works of Sarasate through the analysis of his composition techniques that, in a progressive way, enable the execution of a more ambitious repertoire from the technical point of view. Thus, several technical aspects will be addressed and analyzed according to a new approach in order to value and assess their relevance in the technical development within the context inherent to gradual studies. As this is a PhD in Music and Musicology in the specialization area of Interpretation, the study comprise three recitals, in which works by Pablo de Sarasate are included and some of the technical problems described in this thesis and the way to overcome them can be observed. The complementarity between the bibliographic and analytical study and the instrumental praxis is emphasized, since one of the innovative aspects of this thesis falls precisely in this close articulation with the systematization of problems of violin performance.
URI: http://hdl.handle.net/10174/23696
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Doutoramento-música_e_Musicologia-Lígia_Maria_Leitão_Soares_Silva-O_legado_de_Pablo_de_Sarasate.pdf6.96 MBAdobe PDFView/Open
Vídeo 1.avi26.27 MBaudio/basicView/Open
Vídeo 2.avi31.28 MBaudio/basicView/Open
Vídeo 3.avi14.31 MBaudio/basicView/Open
Vídeo 4.avi19.09 MBaudio/basicView/Open
Vídeo 5.avi20.21 MBaudio/basicView/Open
Vídeo 6.avi35.32 MBaudio/basicView/Open
Vídeo 7.avi50.22 MBaudio/basicView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois