|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/23696
|
Title: | O legado de Pablo de Sarasata |
Authors: | Silva, Lígia Maria Leitão Soares |
Advisors: | Sá, Vanda de |
Keywords: | Sarasate Violino Virtuosidade Técnica Estudo Sarasate Violin Virtuosity Technique Practice |
Issue Date: | 12-Oct-2018 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Tese sobre o papel de Pablo de Sarasate como violinista/compositor e a sua
contribuição para o desenvolvimento da técnica violinística.
Pretende-se demonstrar por que motivo as obras de virtuosidade são importantes e dar
a conhecer o contributo de Sarasate para o desenvolvimento da técnica violinística através de
composições diversas como fantasias e reminiscências de óperas, peças de salão ou obras
inspiradas por peças populares Europeias, demonstrando, assim, o importante papel
pedagógico do violinista espanhol, embora este nunca se tenha dedicado ao ensino.
É dada especial atenção ao fenómeno da virtuosidade, do virtuosismo no Século XIX e
a Paganini e Liszt, que se constituíram como os dois principais virtuosi que abriram caminho
para Sarasate. Este violinista, distingue-se por ter escrito obras curtas com especificidades
técnicas isoladas de uma tal forma no contexto do discurso musical, que se constituem, em
grande medida, como estudos musicais de concerto e, no caso particular do seu legado, é
analisado o seu duplo papel como violinista e compositor.
Um dos objectivos deste trabalho é o de preencher lacunas no campo do conhecimento
e aprofundar a compreensão das obras de Sarasate através da análise das suas técnicas de
composição que, de uma maneira progressiva, possibilitam a execução de repertório
ambicioso sob o ponto de vista técnico. Serão abordados vários aspectos técnicos e analisados
segundo um enfoque novo, na medida em que se deseja valorizar e avaliar a sua relevância no
quadro do desenvolvimento técnico próprio aos estudos graduais.
Em virtude de este ser um Doutoramento em Música e Musicologia na área de
especialização de Interpretação, há lugar à realização de três recitais, nos quais são incluídas
obras de Pablo de Sarasate e onde se poderão observar alguns dos problemas técnicos
descritos nesta tese e a forma encontrada para os ultrapassar. Sublinha-se a
complementaridade entre o estudo bibliográfico e analítico e a praxis instrumental, uma vez
que um dos aspectos inovadores desta tese recai precisamente nesta estreita articulação com a
sistematização de problemas de execução violinística; Abstract:
THE LEGACY OF PABLO DE SARASATE
Dissertation on the role of Pablo de Sarasate (1844-1908) as violinist/composer and
his contribution to the development of violin technique.
The intention is to explain and study the importance of virtuoso works and the
contribution of Sarasate to the development of violin technique through his works, whether
they are fantasies and reminiscences of operas, salon pieces or compositions inspired by
popular European melodies, thus demonstrating the important pedagogical role of this
Spanish violinist, although he never practised as a teacher.
Particular attention is given to the phenomenon of virtuosity, virtuosity in the
nineteenth century, and Paganini and Liszt, the two leading virtuosi who paved the way for
Sarasate. This violinist stands out because he wrote short works with technical particularities
isolated in such a way in the context of the musical discourse, that they are, to a great extent,
as concert musical studies. In addition, in the specific case of his legacy, his dual role as
violinist and composer is analyzed.
One of the objectives of this work is to fill gaps in the field of knowledge and to
deepen the understanding of the works of Sarasate through the analysis of his composition
techniques that, in a progressive way, enable the execution of a more ambitious repertoire
from the technical point of view. Thus, several technical aspects will be addressed and
analyzed according to a new approach in order to value and assess their relevance in the
technical development within the context inherent to gradual studies.
As this is a PhD in Music and Musicology in the specialization area of Interpretation,
the study comprise three recitals, in which works by Pablo de Sarasate are included and some
of the technical problems described in this thesis and the way to overcome them can be
observed. The complementarity between the bibliographic and analytical study and the
instrumental praxis is emphasized, since one of the innovative aspects of this thesis falls
precisely in this close articulation with the systematization of problems of violin performance. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23696 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|