Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/23625

Title: A cisão pós-moderna de crise e revolução: algumas reflexões sobre Žižek e Negri
Authors: Viparelli, Irene
Issue Date: 2010
Citation: «A cisão pós-moderna de crise e revolução: algumas reflexões sobre Žižek e Negri», Germinal: Marxismo e educação em debate, Londrina (Paraná), vol. 1, n. 2 (jan. 2010), pp. 79-90 (ISSN 2175-5604. Indexação: BBE; CAPES; LATINIDEX; DOAJ; RCAAP; CAPES B2).
Abstract: presente trabalho visa dar um contributo sobre a problemática geral da retoma actual do marxismo: a partir da análise de duas posições teóricas – a de Žižek e a de Negri – que com estratégias muito diferentes procuram pôr o problema da “revolução na pós-modernidade”, tentar-se-á esclarecer quais são as consequências que se escondem na actual separação da questão da revolução da dinâmica do desenvolvimento e das crises do modo de produção capitalista. A hipótese que se tentará desenvolver é a de que dessa cisão entre objectividade e subjectividade, partilhada por Negri e Žižek, contem o perigo do “retorno” a uma teoria da revolução ao fundo prémarxista, ou seja a reafirmação de uma relação de imanência-transcendência que afirma uma posição “teológica” da problemática da emancipação humana. Tanto a “plenitude ontológica” da subjectividade negriana como a “falta de plenitude ontológica” da subjectividade de Žižek reafirmam a exigência heideggeriana de onticização do ontológico que parece reproduzir em forma pós-moderna a exigência idealista jovem-hegeliana da realização historico-objetiva da essência racional subjectiva.
URI: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/germinal.
http://hdl.handle.net/10174/23625
Type: article
Appears in Collections:CICP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
22. Viparelli. A cisão pós-moderna de crise e revoluçãõ. Algumas reflexões sobre Žižek e Negri A cisão pós-moderna de crise e revoluçãõ. Algumas reflexões sobre Žižek e Negri.pdf174.03 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois