Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/23497

Title: Repertório para trompete em Portugal de 1980 a 2010: três estudos de caso
Authors: Faria, Vasco Silva de
Advisors: Bochmann, Christopher
Martingo, Ângelo
Keywords: Trompete
Música portuguesa 1980-2010
Compositores portugueses
Trumpet
Portuguese music 1980-2010
Portuguese composers
Issue Date: 15-Jun-2018
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Constatando-se que a escrita para trompete por compositores portugueses ou residentes em Portugal no século XX não se traduz em investigação que promova o seu conhecimento e disseminação, procedeuse à sistematização do repertório mais representativo escrito entre 1980 e 2010, identificando-se cinquenta e quatro obras de quarenta e três compositores, das quais, uma para trompete e orquestra de cordas, seis para trompete e outro instrumento, duas para trompete e eletrónica, oito para trompete solo, duas para ensemble de trompetes, vinte e oito para ensemble de câmara com trompete e sete para quintetos de metais. No âmbito do repertório identificado e descrito, são singularizadas pela qualidade de escrita e tomadas como estudo de caso Essay IX, de Christopher Bochmann, para trompete solo, Two family discussions, de António Pinho Vargas, para duas trompetes, e o Concerto para trompete e orquestra de cordas, de Sérgio Azevedo. De modo a aferir da transmissão e disseminação do repertório identificado na prática profissional e docente, foi efetuado um inquérito a oitenta trompetistas, tendo-se concluído através das quarenta e três respostas recolhidas, que o conhecimento do repertório português se correlaciona de forma positiva com o número de anos de aprendizagem formal, que a valorização do repertório se correlaciona com o conhecimento deste, e que a motivação para o seu estudo aumenta nos casos em que o intérprete trabalha com o compositor; Trumpet Repertoire in Portugal from 1980 to 2010: Three Case Studies Abstract: Trumpet music of the 20th century by Portuguese composers (or foreigners living in Portugal) has never been studied in such a way as to make the repertoire known, so we decided to study representative works written between 1980 and 2010 in a systematic way, resulting in a catalogue of 54 works by 43 different composers, namely, 1 for trumpet and strings; 6 for trumpet and other instrument; 2 for trumpet and electronics; 8 for trumpet solo; 2 for trumpet ensemble; 28 for chamber ensemble with trumpet; and 7 brass quintets. Of these works, three were singled out for their quality of the instrumental writing and made into a case study: Essay IX by Christopher Bochmann, for trumpet solo; Two family discussions by António Pinho Vargas, for two trumpets; and the Concerto for trumpet and string orchestra (Concerto para trompete e orquestra de cordas) by Sérgio Azevedo. In order to discover to what extent this repertoire was known or used by trumpeters, both in performance and in teaching, a questionnaire was sent to 80 trumpeters: on the basis of 43 replies, we could conclude that the longer the formal training, the better this repertoire was known; that the better the music is known, the greater the appreciation of it; and that when the player works with the composer, there is greater motivation to perform the repertoire.
URI: http://hdl.handle.net/10174/23497
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Doutoramento - Música e Musicologia - Interpretação - Vasco Silva de Faria - Repertório para trompete em Portugal de 1980 a 2010....pdf83.73 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois