|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/23497
|
Title: | Repertório para trompete em Portugal de 1980 a 2010: três estudos de caso |
Authors: | Faria, Vasco Silva de |
Advisors: | Bochmann, Christopher Martingo, Ângelo |
Keywords: | Trompete Música portuguesa 1980-2010 Compositores portugueses Trumpet Portuguese music 1980-2010 Portuguese composers |
Issue Date: | 15-Jun-2018 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Constatando-se que a escrita para trompete por compositores
portugueses ou residentes em Portugal no século XX não se traduz em
investigação que promova o seu conhecimento e disseminação, procedeuse
à sistematização do repertório mais representativo escrito entre 1980
e 2010, identificando-se cinquenta e quatro obras de quarenta e três
compositores, das quais, uma para trompete e orquestra de cordas, seis
para trompete e outro instrumento, duas para trompete e eletrónica, oito
para trompete solo, duas para ensemble de trompetes, vinte e oito para
ensemble de câmara com trompete e sete para quintetos de metais.
No âmbito do repertório identificado e descrito, são singularizadas
pela qualidade de escrita e tomadas como estudo de caso Essay IX, de
Christopher Bochmann, para trompete solo, Two family discussions, de
António Pinho Vargas, para duas trompetes, e o Concerto para trompete e
orquestra de cordas, de Sérgio Azevedo.
De modo a aferir da transmissão e disseminação do repertório
identificado na prática profissional e docente, foi efetuado um inquérito a
oitenta trompetistas, tendo-se concluído através das quarenta e três
respostas recolhidas, que o conhecimento do repertório português se
correlaciona de forma positiva com o número de anos de aprendizagem
formal, que a valorização do repertório se correlaciona com o
conhecimento deste, e que a motivação para o seu estudo aumenta nos
casos em que o intérprete trabalha com o compositor; Trumpet Repertoire in Portugal from 1980 to 2010:
Three Case Studies
Abstract:
Trumpet music of the 20th century by Portuguese composers (or
foreigners living in Portugal) has never been studied in such a way as to
make the repertoire known, so we decided to study representative works
written between 1980 and 2010 in a systematic way, resulting in a
catalogue of 54 works by 43 different composers, namely, 1 for trumpet
and strings; 6 for trumpet and other instrument; 2 for trumpet and
electronics; 8 for trumpet solo; 2 for trumpet ensemble; 28 for chamber
ensemble with trumpet; and 7 brass quintets.
Of these works, three were singled out for their quality of the
instrumental writing and made into a case study: Essay IX by Christopher
Bochmann, for trumpet solo; Two family discussions by António Pinho
Vargas, for two trumpets; and the Concerto for trumpet and string
orchestra (Concerto para trompete e orquestra de cordas) by Sérgio Azevedo.
In order to discover to what extent this repertoire was known or
used by trumpeters, both in performance and in teaching, a questionnaire
was sent to 80 trumpeters: on the basis of 43 replies, we could conclude
that the longer the formal training, the better this repertoire was known;
that the better the music is known, the greater the appreciation of it; and
that when the player works with the composer, there is greater motivation
to perform the repertoire. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23497 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|