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http://hdl.handle.net/10174/23469
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Title: | A música para piano: reflexões sobre as obras e a escrita instrumental |
Authors: | Telles, Ana |
Editors: | Maia, Pedro Junqueira |
Keywords: | Christopher Bochmann Música para piano Escrita instrumental |
Issue Date: | Sep-2018 |
Publisher: | Edições Atelier de Composição |
Abstract: | No extenso catálogo de obras musicais de Christopher Bochmann, o piano (enquanto instrumento solista) assume um papel de destaque. Para além disso, tem uma presença assídua nas obras para diferentes conjuntos instrumentais e de música de câmara do compositor. Este importante conjunto foi composto entre o final dos anos 60 e o presente, verificando-se, ao longo do tempo, um acréscimo da produtividade do compositor neste domínio. Procurando definir as principais tendências estéticas subjacentes ao corpus em questão, bem como caracterizar o idioma pianístico de Christopher Bochmann, prescrutaram-se as obras para piano solo e para dois pianos.
Concluiu-se que as origens desse idioma pianístico assentam numa técnica instrumental convencional, herdada da tradição pianística oitocentista. A permeabilidade a uma sensibilidade neoclássica, estimulada provavelmente pelo contacto com Nadia Boulanger nos anos de formação, mantém-se ao longo dos anos e manifesta-se pontualmente, tanto no recurso a técnicas, géneros e formas do passado, como também, de maneira mais abrangente, numa constante busca de equilíbrio e proporcionalidade, transversal a todas as obras. Salienta-se a forte influência das principais correntes estilísticas europeias da segunda metade do séc. XX, tanto dos autores associados ao pós-serialismo como dos compositores e obras da 2ª Escola de Viena. As experiências no domínio do aleatorismo têm uma representatividade restrita mas significativa no conjunto das obras analisadas, assim como um certo grau de experimentalismo a nível de efeitos não convencionais.
Verifica-se uma notável consistência, patente na trama de relações que se pode estabelecer entre parâmetros bem definidos da escrita pianística e as obras de diferentes períodos cronológicos em que eles surgem. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23469 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | MUS - Publicações - Capítulos de Livros
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