Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/23466
|
Title: | Metodologia de projeto. Diálogos entre arquitetura e a arquitetura paisagista. |
Authors: | Freire, Conceição Salema, Sofia Guilherme, Pedro |
Keywords: | construção da paisagem projeto de arquitetura e arquitetura paisagista investigação em projeto Alqueva Concurso dearquitectura |
Issue Date: | 15-Sep-2018 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Os autores motivados pelas oportunidades de um concurso de arquitetura e paisagem, que já havia sido estudado aquando das atividades próprias da docência, pelos professores e por alunos, desenvolvem uma proposta e submetem-na a concurso.
A reflexão proposta é apresentada enquanto caso de estudo sobre a intervenção arquitetónica e paisagística no âmbito das suas possibilidades como espaço de diálogo, de negociação e de enriquecimento mútuo da ideia que serve o desenvolvimento de uma solução para um problema.
Da análise desse caso de estudo nascem as questões de investigação: a oportunidade do projeto como espaço de investigação na/da/sobre a arquitetura e a paisagem; o concurso como um espaço possível para que a investigação decorra; as visões complementares associadas à interdisciplinaridade.
Pretende-se, através deste caso de estudo, enfatizar as oportunidades [profícuas] numa investigação artística e técnico-científica transdisciplinar, que se sustenta em conhecimentos e relacionamentos mútuos na construção comum de uma ideia de projeto de arquitetura e arquitetura paisagista.
O concurso, o projeto e o método servem individualmente cada interveniente e coletivamente o projeto. Nesse sentido, o artigo suporta a necessidade colaborativa do ensino do projeto e as oportunidades da competição (concurso) como motivadores de oportunidades de investigação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23466 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PAO - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais CHAIA - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|