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http://hdl.handle.net/10174/23342
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Title: | “Arquitetura conventual franciscana ─ três continentes, três casos de estudo: Évora (Portugal), Goa (Índia) e Salvador (Brasil)” |
Authors: | Tereno, Maria do Céu Tomé, Manuela Monteiro, Maria Filomena |
Editors: | Del Rosal, manuel Peláez |
Keywords: | Franciscanismo; Arquitetura; Conventos; três Continentes |
Issue Date: | Apr-2018 |
Publisher: | Manuel Peláez del Rosal |
Abstract: | faustosa inadequada aos princípios cristãos que deveriam seguir, foram ultrapassadas pelas novas
ordens conventuais, de cariz urbano e com valores ético-religiosos renovados. Destes movimentos,
os mendicantes, assumiram papel relevante devido à ação marcante desenvolvida no
apoio às populações urbanas. Efetivamente, no século XIII o ideal de pobreza na Europa cristã
foi totalmente reforçado por S. Francisco de Assis. Os novos religiosos, seus seguidores, – irmãos
menores – adotaram uma vida despojada e errante fundando, rápida e progressivamente,
na proximidade dos núcleos urbanos situados nos territórios à data conhecidos, novas casas religiosas.
Para tal contribuiu o espírito missionário acentuado que, pouco depois do início deste
movimento, galvanizou os seus inúmeros seguidores. A divulgação deste ideal através, quer das
ações quer dos preceitos evangélicos ocorreu nas mais remotas cidades. Quanto ao seu legado
patrimonial edificado ele perdurou também em locais longínquos. Irão ser estudados três casos,
em diferentes continentes e épocas de implantação distintas: os conventos de S. Francisco em
Évora (Europa) de 1216, o de S. Francisco em Goa (Ásia) datado de 1518 e o de S. Francisco
em Salvador (América), de 1585. Pretende-se analisar nestes três legados patrimoniais, situados
em diferentes espaços geo-temporais, todos erigidos em antigo território português, quer a sua
arquitetura assim como a influência que os mandamentos de pobreza indissociável desta Ordem
representaram quer na construção inicial, quer no atual legado.
Palavras -chave: Franciscanismo; Arquitetura; Conventos; três Continentes.
Abstract: The ancient monastic orders called into question because of the accumulated wealth
and lavish life inadequate with Christian principles, which then ought to have been superseded
by the new monastic orders of urban nature and renewed ethical and religious values.These
movements, the beggars, assumed an important role due to the strong action developed to support
urban populations. Indeed, in the thirteenth century the ideal of poverty in Christian Europe
was fully reinforced by St. Francisco de Assis. The new religious, their followers, ─younger
brothers─ adopted a stripped-down and errant life, establishing new religious houses rapidly
and progressively, in the proximity of the urban nuclei situated in the territories known to date.
Contributing to this the very missionary spirit, shortly after the beginning of this movement,
galvanized its many followers. The spread of this ideal through both evangelical actions and
precepts occurred in the most remote cities. As for its built heritage legacy, he also endured in
faraway places. Will be studied three cases in different continents and different deployment
times: the convents of St. Francisco in Evora (Europe) 1216, the St. Francis in Goa (Asia) dated
1518 and St. Francisco in Salvador (America), from 1585. We intend to analyze these three
legacies, located in different geo-temporal spaces, all erected in the former Portuguese territory
or its architecture as well as the influence that the inseparable poverty commandments of this
Order represented either in the initial construction, whether in the current legacy.
Keywords: Franciscanism; Architecture; Convents; three Continents. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23342 |
ISBN: | 978-84-938149-3-9 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | ARQ - Publicações - Capítulos de Livros
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