Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/23239
|
Title: | Literacia da leitura, a prioridade necessária nos dois primeiros anos de escolaridade |
Authors: | Verdasca, José L. C. |
Keywords: | políticas educativas, literacia da leitura, estrutura hierárquica das interações, árvores de classificação e regressão, análise de perfis |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | NOESIS-ME |
Abstract: | Apesar do enorme progresso registado nos indicadores de escolarização e de qualidade de sucesso educativo, os dados escolares continuam a evidenciar vulnerabilidades comprometedoras da realização plena do imperativo constitucional da equidade educativa e da igualdade de oportunidades de sucesso escolar para todos os alunos. A comprová-lo está o elevado número de alunos que continua anualmente em elevado risco de retenção e o facto de a sua incidência tender a ocorrer nos grupos de alunos provenientes de meios socioeconómicos e culturais mais desfavorecidos.
Estas manifestações ocorrem nos percursos escolares dos alunos desde muito cedo, como o evidenciam as taxas de retenção do 2º ano de escolaridade e, por vezes, repetidamente. O sentido dos resultados das provas de aferição de Português do 2º ano realizadas pela primeira vez em 2016/17, foi indicativo de fragilidades, designadamente na literacia da leitura, com quase 40% dos alunos a revelarem dificuldades na leitura e cerca de 60% na escrita e, simultaneamente, apesar de se estar no início da escolaridade, as turmas com maiores densidades de alunos provenientes de meios familiares economicamente carenciados e com habilitações académicas mais baixas tenderem a registar piores desempenhos na prova de aferição nos domínios da leitura e da escrita do que as turmas com menores densidades de alunos com estes perfis socioculturais e económicos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23239 |
Type: | other |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações de Carácter Pedagógico
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|