Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/22923

Title: Literatura para a Infância e Rituais Familiares: Pontos, Fios e Nós em Perspetiva Sociológica
Authors: Costa, Rosalina Pisco
Keywords: Família
Histórias de Dormir
Ritual
Tempo
Issue Date: 2017
Citation: Costa, Rosalina Pisco (2017). "Literatura para a Infância e Rituais Familiares: Pontos, Fios e Nós em Perspetiva Sociológica". In Isabel Aires de Matos [Coord.], Ana Isabel Silva; Dulce Melão; Fernando Alexandre Lopes; João Paulo Balula e Susana Amante [Orgs.]. Imaginários Iluminados na Didática do Português. Viseu: Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Educação: 7-23.
Abstract: Este texto explora relações entre a literatura para a infância e os rituais familiares associados ao momento de deitar as crianças. Em perspectiva sociológica, estes momentos podem ser conceptualizados como práticas familiares, especificamente “rituais familiares”, conceito aqui entendido enquanto espaço simultaneamente físico, relacional e simbólico. Sintetizam-se neste texto resultados de uma pesquisa de tipo qualitativo, intensiva e em profundidade. Os dados analisados apoiam-se em entrevistas de episódio aplicadas a um conjunto de 30 indivíduos, homens e mulheres a viver em diferentes situações familiares com pelo menos um filho entre os 3 e os 14 anos de idade. Os resultados sublinham o modo como as dimensões de tempo, espaço e emoção que envolvem o momento de deitar das crianças, frequentemente percepcionado como um “tempo de qualidade”, são socialmente construídas na relação directa com os modos de participação dos pais no mercado de trabalho, dinâmicas de género e estrutura familiar. Adicionalmente, verifica-se que tais dimensões servem propósitos múltiplos, de ora instrumentalização, ora sentimentalização. Este estudo vem (re)conhecer o momento de deitar as crianças como um espaço simultaneamente educativo e emocional. Se, por um lado, este momento é utilizado por alguns pais para estimular ou desenvolver competências múltiplas de aprendizagens escolares junto/com as crianças (e.g. leitura e compreensão); por outro, é também apropriado como espaço simbólico de pertença, particularmente de (re)definição de fronteiras familiares em situações de separação e divórcio entre os progenitores.
URI: http://hdl.handle.net/10174/22923
ISBN: 978-989-96261-9-5
Type: article
Appears in Collections:CICS.NOVA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
LitInfancia_ImagsIluminados_RCosta2017.pdf524.89 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois